Tanto o transporte marítimo como os portos devem ser pensados, não como entidades separadas, mas como componentes
interligados, como duas peças de uma engrenagem" Koji Sekimizu , Secretário-Geral da IMO

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Concurso público para a prestação de serviços de transporte marítimo no Grupo Central

O Governo dos Açores abriu concurso público para a celebração de um contrato de prestação de serviços de transporte marítimo entre as várias ilhas do Grupo Central.
Nos termos de um Aviso da Secretaria Regional da Economia, hoje publicado em Jornal Oficial, o concurso, com uma duração de 36 meses, envolve as rotas Horta / Madalena / Horta, Horta / S. Roque / Velas / S. Roque / Horta e Horta / S. Roque / Velas / Calheta / Angra do Heroísmo / Graciosa / Angra do Heroísmo / Calheta / Velas / S. Roque / Horta.
A decisão sobre a adjudicação desta prestação de serviço terá em conta o valor da compensação financeira exigida (coeficiente de 60%) e a frequência e capacidade do serviço de transporte (40%).
O prazo para a apresentação das propostas decorre até às 17 horas do dia a contar do 41.º da data de envio (a 20 de Outubro) do anúncio para publicação no Diário da República.
Fonte: GaCS/FGNa rota que diz respeito ao porto da Graciosa ( Horta/S. Roque/Velas/Calheta/A. Heroísmo, Graciosa/A. Heroísmo/Calheta/Velas/S. Roque/Horta. ), serão 4 ligações semanais nos meses de Junho, Julho e Setembro, com uma disponibilidade de 2200 lugares semanais, e 5 ligações semanais no mês de Agosto, com uma disponibilidade semanal de 3100 lugares.Assim sendo no próximo mês de Agosto, o mês com maior movimento no porto da Graciosa poderemos atingir, na semana que coincide com a escala da Boxlines, cerca de 13 escalas ( TMG 2;Boxlines 1; Transinsular 1; Ferrys 4?; e 5 deste futuro serviço), o que penso será positivo para a ilha, e para o movimento do porto da Graciosa.
(©) Copyright fotos: 1ª Carlos Medeiros, Terceira; 2ª MM Bettencourt, Graciosa.

Sem comentários: