Tanto o transporte marítimo como os portos devem ser pensados, não como entidades separadas, mas como componentes
interligados, como duas peças de uma engrenagem" Koji Sekimizu , Secretário-Geral da IMO

terça-feira, 10 de novembro de 2009

N/M REVAL - Porto da Praia da Vitória

Construído em 1998, ou seja com apenas 11 anos de idade, este REVAL não rivaliza em absolutamente nada com outras naus de mais idade e melhor equipadas, as quais temos tido o privilégio de conhecer. Terá certamente a vantagem de ser "Ice Class 1A Super", e entende-se que não tenha um auxiliar de proa, mas não se justifica que não tenha pelo menos "pitch propeller". Muito poupadinhos estes "armadores". Depois disto, importa referir que é o 23º navio de cereal/aditivos da época, manifestando 2436 toneladas de "Palmiste" (Solvent Extracted Palm Kernel Expellers/Cake - Feed Material) carregados no porto nigeriano de Onne, com paragem em Ponta Delgada. Este extracto de palmeira mais parece terra seca ou barro, mostrando-se "lixado" de manusear em dias ventosos como o de hoje. É a isto que se chama um "frete".
Nome - Reval
Indicativo de Chamada - J8B2778
Número IMO - 8502066
Porto de Registo - Kingstown
Bandeira - St. Vicent and Grenadines
Ano de Construção - 1998
Comprimento F/F - 131.60 Mts.
Boca - 19.30 Mts.
Porte (Dwt) - 7148
Tons.Arq. Bruta / Líquida - 6395 Tons. / 2823 Tons.
Armador - SILAND LTD
Potência MPP - 4690 Kw
(©) Copyright fotos: Duarte Lourenço, Terceira.
(©) Copyright texto: Rui Carvalho, Terceira

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