domingo, 7 de novembro de 2010

Miniatur Wunderland



O "Miniatur Wunderland", fica situado na cidade alemã de Hamburgo, é considerado o maior modelo de comboios do mundo, mas como podemos observar é muito mais do que isso, trata-se como diz o nome um autêntico e maravilhoso mundo em miniatura.
Neste maravilhoso mundo, criado no ano 2000 pelos irmãos, Frederick e Gerrit Braun (escala HO), podemos observar algumas paisagens da Alemanha, Áustria, América, Escandinavia e Suíça. Aqui circulam os
comboios, diversos tipos de viaturas, navios, desde navios de cruzeiros como o conhecido "Aida Blu" ( com direito a baptismo), os porta-contentores, rebocadores, etc, tendo este verão sido adicionado uma nova secção, o Aeroporto. Para além de ser uma maravilha visual, é também uma maravilha ao nível da tecnologia aqui aplicada, o maior desafio técnico têm sido o controlo dos navios, que requerem manobras com a precisão de 1mm, como para tal não havia no mercado um sistema com tanta precisão, o "Miniatur Wunderland", desenvolveu o seu próprio sistema. Até aqui o controle de navios têm em conta vários factores.
Actualmente este pequeno mundo conta com 1150 m2 de área ocupada pelo modelo, uma extensão de linhas de caminho de ferro com 12 000 mts, onde circulam aproximadamente 890 comboios e 11 000 vagões, quanto a luzes são cerca de 300 000, que iluminam a paisagem e cerca de 3 500 edifícios e pontes, onde "vivem" 200 000 figuras e onde circulam 5 500 viaturas, nestas águas navegam 16 navios. Estão aqui empregues 500 000 horas de trabalho e todo este projecto custou até ao momento 10 000 000 Euros, mas o seu custo irá subir para 15 000 000 euros em 2020 com o aumento previsto.(©) Copyrights imagem : Miniatur Wundeland.Fonte: Miniatur Wunderland.Vídeos:MiWuLa- TV






8 comentários:

paulorenato disse...

Caro Manuel
Sou um amante destas coisas,aqui no Canada a modelos destes que me deixam pregado horas a apreciar,mas como isto nunca tinha visto!muito melhor sem comparacao ao que aqui temos,isto e uma modalidade muito caro,cada permenor nestas maquetes sao comprados!imagina a fortuna que esta aqui.
Um abraco
Paulo

Manuel Bettencourt disse...

Amigo Paulo, quando fiz este post lembrei-me de si, sabia que quando visita-se o blog iria gostar.
è um mundo fantastico, quem sabe se um dia não organizamos uma viagem até Hamburgo? não era má ideia. Não conheço muito bem o modelismo de comboios, mas uma coisa sei são muito caros, e ao contrario da minhas gruas, têm electonica.
Um Abraço,
Manuel

paulorenato disse...

Amigo Manuel obrigado por se lembrar aqui deste seu amigo.Adorava ver esta maravilha ao vivo sem duvida.Realmente este modelos sao caros,mas sao um vicio perigoso,porque a sempre um permenor a acrescentar e nunca se esta safisfeito,depois ves os dos outros e tambem queres,enfim pode se tornar num pesadelo,eu tenho um colega no trabalho que vive para isto!!!
Um abraco Paulo

Manuel Bettencourt disse...

Amigo Paulo, eu sei o que isso é, gostava de ter espaço e criar um diorama com as máquinas em vez de as ter numa estante, mas será dificil. A minha colecção de miniaturas de construção, que o meu amigo já conhece, está sempre no principio, o grande problema são os portes, numa grua de 100 euros, pago cerca de 20 euros de transporte, ai no Canadá será mais fácil alimentar a paixão e mais barato penso eu. Já fiz algumas compras em Portugal mas infelizmente não vale a pena, parece que estes representantes querem ganhar tudo numa máquina e esquecem-se que hoje em dia a internete possibilitamos saber o preço das máquinas em qualquer parte do mundo, por isso o local das minhas compras é a Alemanha e também Espanha.
Agora por esta altura ando a pensar como vou fazer, ando de olho numa Manitowoc 16000 feita pela TWH, que é espectacular, mas muito cara, talvez junte o orçamento do Natal ao orçamento do Aniversário e a compre, mas terei que pensar bem, pois o meu mini-governo é muito rigoroso na área das finanças heeheh.
Um Abraço,
Manuel

Bruno Rodrigues disse...

Bem Manuel, quando quiseres organizar a tal viagem a Hamburgo, lafa comigo... meu Deus, o que tá ali feito... Eu tenho meia dúzia de comboios elétricos. Com as nossas pequenas colecções, podiamos fazer um terminal marítimo de carga e passageiros hehe.

Um abraço e parabéns por mais um post muito bem conseguido!

Manuel Bettencourt disse...

Boas Amigo Bruno, fico contente de saber que também gostas de modelismo. De facto gostava muito de visitar esta obra prima, estes vídeos são espectaculares, se podesse fazer a viagem com amigos ainda melhor.
Quem sabe se não se podia como referes fazer uma miniatura dos Açores com a suas paisagens, aeroportos e claro portos, com os navios a navegar entre ilhas, era fixe não era?

Vou te enviar algumas fotos do meu equipamento.
Abraço,
Manuel

Orlando Miguel08 disse...

Bem, isto realmente esta um espectáculo.É uma verdadeira cidade em miniatura.
Parabéns pela postagem.
Muito bom

Manuel Bettencourt disse...

Obrigado, amigo Orlando, estou completamente fascinado por este local, ainda gostava de ir a Hamburgo.
Abraço,
Manuel