sexta-feira, 12 de agosto de 2011

A Damen Shipyard, desistiu da construção dos novos ferrys

Hoje surgiu publicamente a noticia que os estaleiros holandeses da Damen que havia ganho o concurso para a construção de dois ferrys destinados a operar nas ilhas do triângulo,  desistiram da sua construção, segundo referiu o presidente da Atlânticoline Dr. Carlos Reis, esta situação deveu-se a um desacordo contratual, anunciando também a realização  de novo concurso internacional num prazo de aproximadamente um mês. Lembra-se que este concurso já havia sido suspenso pela Atlânticoline.
Fonte: RDP/Açores. Vídeo: RTP AÇORES.

23 comentários:

Elvio disse...

Parece que isso nunca mais anda. Não sei se será mais caro manter 2 ferry fretados durante 3 meses ou fazer como a Porto santo Line fez no inicio, comprar e em segunda mão e trabalhar com eles o ano todo, entretanto preparava-se a construção de novos. A proposito, o Chavez já levou o "Atlantida"?
abraço
Elvio

barconauta_ disse...

Não consigo parar de rir, porra!
Agora resta saber quem é que vai poder suportar o governo Açoriano! Daqui a dias já é conhecido mundialmente como o governo a quem ninguém quer fazer navios. Espero é que isto tenha sido uma "jogada suja" do governo para entregar esta encomenda a estaleiros navais. Espero bem que sejam estaleiros navais a construir estes navios e que o governo Açoriano se contente de uma vez por todas com o que quer. Ah mas se for para colocar estaleiros navais na falência que vá para o raio que o parta encomendar navios!

Um abraço Manuel

Manuel Bettencourt disse...

Boas Elvio,o Atlântida ainda está em Viana, e parece que não se consegue falar com o "tio" Chavez.
Abraço,
Manuel

Boas Ricardo, eu não sei se devo rir ou chorar, estou mais inclinado para chorar, e vai ser baba e ranho!
Tenho umas dúvidas sobre isto, mas falo contigo no mail.
Um Abraço
Manuel

barconauta_ disse...

Pois é Manuel cá para mim é como tentei dizer e afinal "comi" a palavra antes de a escrever no comentário, mas retomo. Deve ser uma "jogada suja" para com a Damen, para o governo Açoriano entregar a encomenda a estaleiros navais nacionais! Espero e tal como disse que não os leve à falência, senão mais vale ir comprar navios para Marte!

Manuel Bettencourt disse...

Boas Ricardo, comprar navios em Marte? acho uma excelente ideia, olha até sou representante de um estaleiro de lá, eles controem qualquer tipo de navio, só tenho a impor uma condição que é receber o pagamento adiantado e na totalidade, acrescentado que não sou responsavel pelo transporte do navio até cá, quem o quiser que vá lá buscar, aproveitando para ver as belas Marcianas.
Amigo o melhor é mesmo rir com isto tudo!
Abraço,
Manuel

antonio sáez disse...

Never ending story...

Marcelo Sousa disse...

Olá Manuel, gostaria de saber como retirou o video do site da RTP porque também gostaria de saber para poder colocar o video no meu blog.

Abraço, Marcelo

Manuel Bettencourt disse...

Boas Marcelo,
Eu faço assim:
quando estou a ver o vídeo clico na ligação que aparece no vídeo e diz "embed" isso abre o código html, depois copias esse código, quando editas o post clicas em edição html e fazes colar, e já está.
è como incorporar um vídeo do youtube.
Um Abraço,
Manuel

Anónimo disse...

Alguns poderão querer rir, outros poderão querer chorar, mas o caso começa a ficar demasiado sério. Quero relembrar que os Açores qualquer dia deixam de fazer parte das regiões europeias "de objectivo 1", sendo que o limite é ter 75% do PIB per capita da União Europeia, e os Açores em breve deverão ultrapassa-lo até porque deverão entrar alguns países na união europeia que deverão baixar a média. A partir daí fecha-se a torneira de dinheiro a rodos, seja para brincadeiras de ferrys, seja para o aumento e melhoramento de portos. O tempo escoa-se.

Anónimo disse...

boas amigo manuel, bem é que nem comento, lembra-se daquilo que falamos ao telemovel soubre estes navios????
grande abraçooo

francisco nunes

Manuel Bettencourt disse...

Amigo Saez, parece aquela novela que eu odiava a Dallas, aquilo nunca tinha fim, mas ao menos tinha umas chicas mui buenas!
Saludos
Manuel

Caro Visitante, Obrigado pelo comentário, interessante a sua reflexão dá que pensar.
Um Abraço,
Manuel

Manuel Bettencourt disse...

Boas Amigo Francisco, de facto tinhas razão, se calhar o mesmo cahou os estaleiros.
Um Abraço,
Manuel

PS: Obrigado pelas fotos.

Rui Carvalho disse...

Caro MMB

Só me lembro da palavra "palhaçada".
Como sabes sobre estes navios conversámos muito antes em privado.
Penso até que foste um dos poucos privilegiados a ter informação pertinente, ainda bem.
O desfecho era há muito previsível.
Que descanse o comentador anónimo preocupado com o facto de ultrapassarmos o rácio dos 75%, pois com estes incompetentes seremos sempre pobres.
Penso até que na estratégia do "mamanso" esse é o objectivo nº 1.

Abraço

ErrE

Anónimo disse...

Mas O que é que é isto?

Estes Sr´s andam a brincar?

Talvez agora comecem a entender a revolta de quem construiu o Atlantida e o ve parado na doca seca a espera de uma assinatura!

tomem la a apreciem:
http://www.youtube.com/watch?v=kDp-4FOkj7Q

Abraço

Anónimo disse...

Os estaleiros Damen são dos maiores e melhores em reputação e portanto nao andam a brincar como esses (des)governantes fazem è melhor chamar os gajos da troika para por fim a essa vergonhosa brincadeira ou entao obrigar esses boys e girls a construirem com as proprias maos, já que sao tao espertos,os navios ;podia ser no cais ro-ro das portas do mar de P Delgada-ao menos faziam alguma coisa e nao tinham tanto tempo pra gravata e afaires com amantes

Manuel Bettencourt disse...

Caros Visitantes, Obrigado pelos vossos comentários.
Quanto ao anónimo do link, digo-lhe simplesmente que todos os comentários desse video deixam-me triste, pois apenas servem para dividir, isto estou a me referir quer a uns quer a outros.
Tenho em arquivo algumas fotos do amigo Sousa Castro, ainda não as publiquei porque não gosto que esse tema sirva para "guerra", entre uns e outros.
Um Abraço,
Manuel

Anónimo disse...

Caro Manuel

sou o anonimo do link!

Os comentarios nao deviam servir para dividir! deviam servir de rotura mesmo!

O que se passa na Atlanticoline e um escandalo se nos Açores nao tem esse costume, aqui no Norte gostamos de "chamar os bois pelos nomes"

Os açoreanos andam a ser roubados por essa Empresa Pública que mais nao faz que desbaratar os dinheiros Públicos

O Povo dos Açores devia ser o primeiro a reagir a isso!
Quem tem sido lesado por esta situaçao toda, para alem de todos os dos contribuintes, é o povo dos Açores

Como diria o outro :"temos um Armador Armado em parvo!"

Manuel Bettencourt disse...

Caro Visitante, Agradeço o seus comentários, e respeito a sua opinião.
O que queria dizer é que o Atlântida devia ter servido para ser um simbolo da união entre os Açores e Viana, infelizmente toda esta situação tornou o navio num simbolo de desunião, isso deixa-me triste.
Não vou referi aqui a minha opinião, mas de uma forma resumida lhe direi que existem muitos culpados, dos dois lados da barricada.
Abraço,
Manuel

Anónimo disse...

O que se passa é que temos a mania de inventar e a roda já foi inventada há muito tempo.
Em Portugal tudo o que está relacionado com barcos e exigencias é uma dor de cabeça. As autoridades portam-se como só nós fossenmos entendidos na matéria. Já fomos... Logo quando se pensa em fazer barcos arranja-se uns projectistas de meia tigela. Inventam, inventam e, depois dá no que dá. Sabem porque é que o estaleiro desistiu? Porque os barquinhos só davam 13 nós! O mesmo que os cruzeiros. E não havia forma de modificar o projecto porque os barquinhos nunca chegariam à velocidade pretendida, uns 18 nós. Deisem-se de tretas e comprem um projecto testado noutros locais. Tenho a certeza que era muito mais barato. As luvas também seriam menores.
É esta a história dos barquinhos. O resto é invenção.

Anónimo disse...

Caro Mamuel


anonimo do link
Longe de mim pensar que este caso é uma guerra entre Vianenses e Açoreanos!

Digo mais: foram os dois vítimas do estdo a que chegou a gestão das empresas Públicas em Portugal.

Quando fala em culpados toca no ponto chave da questão, no memorando de entendimento entre os Estaleiros Navais de Viana e a Atlanticoline que eu tive acesso, esta escrito:

"A Atlnticoline e os ENVC entendem que na base do seu diferendo estarão eventuais responsabilidades de terceiros"

Mas afinal que é isto ?
Nao foi Ninguem! Foram terceiros?
Ninguem é responsavel?

E o Zé PAGA!!!


PS: nao subscrevo os comentarios feitos ao video no youtube, confesso que so os li depois de ler a sua resposta.

Manuel Bettencourt disse...

Caro Visitante, ( o da roda) concordo consigo que em vez de inventarem uma roda quadrada deviam copiar uma roda já inventada de de preferencia redonda, como diz o povo quem não sabe copia, mas infelizmente continuamos a inventar rodas cabeçudas.
Abraço,
Manuel

Caro Visitante ( do link), concordo consigo na totalidade, digo mais, nos meus tempos livres já dediquei algum tempo a tentar perceber esta história do Atlantida e do Anticiclone, depois de algumas pesquisas e algumas informações continuo à procura de várias respostas, uma delas é quem fez o projecto, foi mesmo na Russia? e este quem o fez? Russia também?
Se um dia quiser trocar umas infos e perguntas, o meu mail está no blog.
Um Abraço
Manuel

Luís Henriques disse...

Caro Manuel, sei que não tem nada a ver com o assunto tratado neste post mas faço o alerta para esta notícia com especial destaque para a foto:
http://www.auniao.com/noticias/ver.php?id=24896


Mais uma "volta" que dá esta "dança" dos barcos...

Manuel Bettencourt disse...

Obrigado, Amigo Luís, este gente não tem respeito por ninguem, vou tratar do assunto.
Abraço,
Manuel