terça-feira, 20 de dezembro de 2011

SRE, Vasco Cordeiro anuncia concurso para construção da rampa roll on roll off do Porto da Graciosa, construção da Marina da Barra e contratação de Piloto de Barra.

O Governo dos Açores vai lançar brevemente o concurso para a construção de uma rampa roll on roll off no Porto da Graciosa, anunciou hoje o Secretário Regional da Economia. “O projecto está já concluído, pelo que o concurso público avançará no início do próximo ano”, revelou Vasco Cordeiro.
O governante, em declarações à comunicação social no final de uma visita ao Porto da Praia da Graciosa, recordou que este investimento “integra-se no compromisso assumido pelo Governo dos Açores de dotar todos os portos da Região utilizados na operação ferry com rampas deste género até ao final da actual legislatura”.
Segundo Vasco Cordeiro, os investimentos referentes a São Jorge e à Graciosa serão executados agora, sendo que “no caso do Pico e do Faial os projectos se encontram já em fase de procedimento de contratação”.
Para o Secretário Regional da Economia as intervenções que estão a ser realizadas nos portos regionais que vão ser dotados de rampas roll on roll off “revestem-se de uma grande importância estratégica, não apenas para a operação sazonal de transporte marítimo de passageiros e viaturas, mas também pela modalidade de movimentação de carga que permitem”.
“Este é um contributo de grande importância para as nossas ilhas”, considerou Vasco Cordeiro, sustentando que a construção das rampas “mesmo não dispensando o transporte contentorizado, constitui um dos alicerces principais em que assenta a aposta do Governo dos Açores de permitir que se retire todo o potencial de uma movimentação rápida, simples e eficaz de mercadorias entre as ilhas da Região”.
Fonte e foto: Gacs.
Na visita à ilha Graciosa o SRE, Vasco Cordeiro, foi acompanhado pelo Presidente da Portos dos Açores, SA, Eng. Fernando Nascimento, e pelo responsável desta empresa pelo Departamento de Infra-estruturas, Eng. Francisco Silva, uma vez que todas as decisões anunciadas pelo governante vão ser levadas a cabo pela PA.Para além da acima referida rampa ro-ro, que  tenho esperança venha a ser um dos pilares que futuramente suporte  a implementação do tão falado mercado interno, foi também anunciada a participação da Portos dos Açores, SA, na construção da tão desejada Marina da Barra, sendo que esta obra será executada em parceria com a Câmara Municipal. Outro anuncio dizendo respeito à actividade portuária tem a ver com  a contratação de um Piloto de Barra para a ilha Graciosa, sendo que o concurso terá lugar em 2012.
(©) Copyright fotos: MM Bettencourt, Graciosa.
Imagem: Google Earth
Desenho pessoal, apenas como mero exemplo da localização da futura rampa.

Vídeo RTP Açores/ Reporter Luís Costa- Graciosa Online.

14 comentários:

Anónimo disse...

Fico muito contente e feliz com a noticia, parece que o governo açoriano, teve uma luz e apercebeu-se da importância deste tipo de infraestruturas para o desenvolvimento económico das ilhas...



um grande abraço amigo Manuel...um dia terei um ferry para andar ai pelos açores:P hahaha

ABRaço


F.N

Manuel Bettencourt disse...

Amigo Francisco, tenho esse sonho de ter uma "Ponte" inter ilhas, imagino uma maior e mais facil troca comercial entre todas as ilhas e que esse movimento seja uma "arma" no combate à desertificação que assola ilhas pequenas como a minha.
Um Abraço
Manuel

Paulo Farinha disse...

Muito me apraz esta notícia.
Boas festas, feliz Natal e ano novo para si e família.
Paulo Farinha

Bruno Rodrigues disse...

Eu ainda estou para ver na prática que navios vão utilizar estas rampas...

Um abraço,

Manuel Bettencourt disse...

Amigo Farinha e Bruno, é uma boa notícia, espero tal como disse ao Amigo Francisco, que estas rampas representem uma uma evolução do serviço ferry, uma coisa é certa com a rampa construida passamos a poder receber um navio ro-ro, obviamente com determinadas características.
Quanto aos novos navios, terão que ser adequados ás caracteristicas das rampas, mas essa será talvez a proxima fase.
Um Abraço para os Dois e Votos de Um Feliz Natal e Bom 2012
Manuel

Anónimo disse...

Oxala que facem o melhor para o porto que gostas muito.

Abraco,

Paulo Peixoto

Manuel Bettencourt disse...

Amigo Paulo, espero que sim, afinal é aqui que ganho o meu pão, espero que este porto dentro daquilo que é possivel se venha adaptando ao futuro, o porto aos poucos tem melhorado, quer a nivel de terraplenas que cresceram muito com as obras, quer ao nivel operacional, lembro que por exemplo hoje recebemos navios a qualquer hora, algo que passou a ser permitido com a colocação das boias de sinalização, mas como os navios entram de noite e saiem sem problemas ninguem refere essa parte positiva, infelizmente estamos mais atentos ás coisas negativas.
Um Abraço e um Feliz natal e Bom 2012
Manuel

João Bettencourt Mendonça disse...

Finalmente (parecem) boas notícias.

Em relação à rampa RO-RO do porto da Graciosa, este parece ser mais um pilar da tão desejada "ponte" do Manuel.
Até propunha que esta tivesse no futuro o teu nome.

Depois destes investimentos, espero que a operação passe a anual e que se deixe de ver os ferrys a usar as limitadas rampas laterais (???).
Estou para ver como resolvem o problema das Portas do Mar e da Praia da Vitória (esta última, devido à operação em simultâneo dos dois navios).

Quanto à Marina da Barra, estou muito curioso quanto à solução a adotar.
Depois de ver nos Açores alguns casos recentes de projetos de Marinas e de outras já construídas, fico apreensivo quanto à solução proposta para a Barra.
A ver vamos!!!

Votos de um Santo Natal e um Feliz Ano Novo a todos os que por aqui NAVEGAM!!!

Manuel Bettencourt disse...

Boas Amigo João, a rampa será um dos pilares dessa "ponte", mas ainda muitas ondas vão bater nesses "pilares" até termos nos açores uma verdadeira "ponte" inter-ilhas.
Quanto à Barra, gostava que essa marina tivesse sido construída na Praia aquando do porto de pescas, em termos logisticos e finaceiros acho que ficavamos a ganhar.
Bem, já que `assim que avacem as obras que certamente darão uns post´s sem ter que pesquisar muito.
Um Santo E Feliz Natal para ti e tua Familia.
Abraço,
Manuel

Victor disse...

Boas noticias para a Graciosa, mas... Será que a rampa vai permitir a operação de navios com capacidade para carga rodada? Será que os ferrys irão poder transportar carga rodada? Isso também interessava saber. De qualquer maneira até que enfim começa a alastrar a solução ferry/ro-ro. E o governo dos Açores que não se esqueça do problema da rampa em PDL, e do limite de tamanho imposto ao ferry que lá pode operar. Se era em PDL que era suposto um dia ficar "ancorada" uma ligação por ferry para o exterior da região, fica claro que não é um ferry do tamanho dos que a ARMAS costuma utilizar em viagens do continente para as ilhas e entre-arquipélagos que lá vai poder operar. Bom Natal e feliz ano novo para todos.

Victor disse...

Manuel, esquecia-me de pôr uma questão: Nesse desenho que fez em cima utilizando uma imagem do google Earth, vejo tambem o molhe do porto de pesca da graciosa aumentado em compriento em relação ao que vejo no meu google maps. Esse molhe será aumentado? Depois da rampa construida não fica dificultada a entrada das embarcações para o porto de pesca, quer por causa da rampa quer pelo "aumento" do molhe? Aquele ferry parece o Lobo Marinho mas talvez com a escala um pouco reduzida. Está na mesma escala que o porto? Era só para ter uma noção. Obrigado.

Manuel Bettencourt disse...

Boas Victor, de facto tu observaste bem o desenho, vou tentar explicar o mesmo, esse desenho foi feito numa altura em que se falava no aumento da cabeça do molhe do porto de pesca dai eu na altura ter feito o aumento, contudo na actualidade a solução encontrada é um pouco diferente, existe um aumento mas não da totalidade da cabeça diria que aumenta o cais e coloca-se uma proteção e esse aumento, contudo a relação da largura da entrada estará muito perto da que ficará na realidade.

Quanto à rampa já não me lembro com que medidas a fiz, e de facto o navio na imagem è o Lobo Marinho( tens boa vista), como isto foi feito no Gimp não estará o Lobo na relação de tamanho certo o caís tem cerca 240 metros de linha.

Como vez na altura isto era apenas um exemplo do que se falava.
Já vi o desenho da rampa, logo que seja tornada pública, publico as imagens.

Quanto à questão da utilização de rampas, talvez com tempo venha a acontecer, mas acho que tão cedo não.
Gostava que na inauguração da rampa, o Express Santorini, pudesse trazer um camião com um trailer, e demonstar as enormes potencialidades dessa aposta.

Quanto à tão falada ligação da Armas, sinceramente também tão cedo não acredito, julgo que um Tijarafe podia utilizar o caís comercial em Ponta Delgada onde atraca o ro-ro do rali.

Contudo acho que isso só faria sentido quando tivermos ligações ferry entre todas as ilhas, ai sim seria fantástico ter uma estrada dos Açores até o continente e arquipélagos vizinhos que já a teem à muito e estão muitos anos à nossa frente na questão dos ferrys.

Um Abraço e Um Feliz Natal e um Bom 2012
Manuel

Rui Carvalho disse...

Caro MMB

Tal como sabes a rampa que está desenhada e aprovada para o porto da Praia da Graciosa não é o que está na implantação do GooGle.
Essa foi a nossa indicação inicial, depois disso o projecto foi alterado em determinados gabinetes governamentais por gente "INTELIGENTE" e tornou-se uma caricatura.
Sabes bem que o que irá nascer não servirá para os ferrys sazonais nem para navios de carga rolada de maior dimensão devido às restrições de calado anunciadas - 4.5 metros.
Só servirá para os ferrys de 40 metros se por cá aparecerem um dia.
Além disso vai diminuir a operacionalidade do porto por só permitir um navio, qualquer que ele seja ao cais.

Como vai ser construída, esta rampa faz tanta falta à Graciosa como PULGA EM CÃO.

Abraço

ErrE

Manuel Bettencourt disse...

Boas ErrE, bem agora fiquei baralhado com a questão da cota de fundo, depois falamos, não me digas que a rampa sevirá para limitar precisamente o que devia permitir a "ponte" entre ilhas.
Abraço,
Manuel