Tanto o transporte marítimo como os portos devem ser pensados, não como entidades separadas, mas como componentes
interligados, como duas peças de uma engrenagem" Koji Sekimizu , Secretário-Geral da IMO

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Ferry "Lobo Marinho" e o N/T "Gas Renovatio", no Caniçal

 As fotos publicadas neste post, são da autoria do amigo, Sérgio Ferreira e foram registadas no Caniçal, Madeira. Neste primeiro grupo de fotos observamos o belo ferry "Lobo Marinho", que opera pela Porto Santo Line na linha Madeira-Porto Santo, transportando passageiros, viaturas e carga rodada, assegurando assim uma "ponte" entre as duas ilhas. Embora a realidade madeirense seja diferente da açoriana, tenho como referencia este sistema, pela regularidade e polivalência, sendo a carga transportada por um sistema porta-contentores/ferry.  
N/T "Gas Renovatio", em operação no terminal CLCM do Caniçal, lembro que este navio também abastece de gás as ilhas açorianas de Terceira, S. Miguel e Faial.
(©) Copyright fotos: Sérgio Ferreira, Madeira. Blog SergioCruises.

7 comentários:

Victor disse...

(Não publicar como commentário)

Manuel, uma pequena correcção, penso que na última foto onde se vê o "Gas renovatio" fundeado não é no Terminal dos Socorridos (como está escrito por baixo da última foto) mas sim no terminal CLCM do Caniçal, aliás na 1ª foto ve-se o mesmo navio fundeado do lado esquerdo por trás do Porto do Caniçal. É certo que este tipo de navios costuma até escalar os dois terminais na mesma viagem mas neste caso penso que o Sérgio terá tirado as fotos todas no Caniçal onde também fica o terminal CLCM. O terminal dos socorridos fica na zona oeste do Funchal, onde também existe um terminal da Cimentos Madeira. O terminal que havia na Praia formosa (combustiveis) foi transferido para o Caniçal e hoje em dia o que é descarregado naquela zona oeste do Funchal é combustivel para a central eléctrica no mesmo vale onde ficam os silos de cimento dos socorridos mas mais para norte. No google satelite view são visiveis os tanques de combustivel anexos à dita central. Os da praia formosa (que eram da SHELL) mais a sudeste foram entretanto desactivados e no google já quase só se vêm uma marcas no chão onde estavam a maioria dos depósitos de combustivel, sobrando apenas alguns de gás.

Manuel disse...

Amigo Vitor, Obrigado pela correcção e explicação, na altura tive dúvidas, mas cometi o erro de não as tentar tirar.
Mas pelo menos com o meu erro acabei por aprender contigo algo mais, o blog serve mesmo para isso aprender.
Se quiseres posso publicar o teu comentário, não tem problema nenhum é até uma excelente explicação.

Abraço
Manuel

Victor disse...

Manuel, se quiser pode publicar o comentário. Ainda em relação aos cimentos, a Cimentos Madeira é a que tem os silos nos Socorridos e no Porto Santo. Os do Caniçal são os da Cimentos Europa.

Anónimo disse...

Manuel

Os nosos jornalistas andam semprs atrasasdos!!!


Desta vez atrazaram-se uma semana em relaçao ao teu blog
A RTP fez reportagem do Ponta do sol nos ENVC
Filmado do lado de fora!!!!
nao sei qur terao a esconder la dentro! mas isso e outra História:

http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=524627&tm=6&layout=122&visual=61

Abraço EN
PS: podes editar a mensagem ou se achares bem nao a coloques aqui!!!

Manuel disse...

Boas EN, Obrigado, 400 mil euros?? bela continha vai pagar a Transinsular.

Abraço,
Manuel

Anónimo disse...

Sim!
está a ser feita uma revisão geral ao navio, e bastante chapa esta a ser substituida. os mares dos Açores tem castigado o Ponta do sol!
E uma especie de manutençao de meia vida ao navio.

Abraço EN

Manuel disse...

Boas EN, na questão dos mares dos Açores discordo, o "Ruby" que me "usurparam", também andava no mar dos Açores e está bem conservado.

Mas já que o Ponta do Sol vai ser meu cliente cuida bem do rapaz, e se tiveres tempo coloca um bowthruster mais potente para fazer face aos sopros do vento açoriano.

Um Abraço,
Manuel