quinta-feira, 19 de abril de 2012

N/M "Ponta do Sol", uma "estrada" quinzenal



O N/M "Ponta do Sol", efectuou mais uma escala quinzenal no porto da Graciosa ao serviço da Boxlines. Como todos nós sabemos trata-se de uma escala quinzenal de carga contentorizada, que permite a ligação da ilha com o continente português, e com os grupos Ocidental e Oriental dos Açores.
Sendo eu defensor do sistema de carga contentorizada, sempre aqui defendi um sistema que tivesse como base o praticado na Madeira, ou seja escalas quinzenais do porta-contentores, intercaladas por um serviço ferry moderno e devidamente ajustado ás necessidades das diversas ilhas. Este sistema actual tem o inconveniente de impedir uma fácil ligação entre os 3 grupos, não sendo uma mais valia por exemplo ter ligações com S. Miguel, com a mesma frequência que as do continente português, isto quando já "navegamos" no secúlo XXI.
Penso que o futuro dos Açores passa pela aproximação das ilhas e das suas gentes, nem tudo é fácil, mas entendo que se deve fazer uma reflexão civica, tendo por base a criação do agora tão famoso mercado interno, mas convém não esquecer que nenhum mercado terá sorte sem uma boa rede de comunicação, neste caso terá de passar pelo mar e por um diferente sistema de transportes.
(©) Copyright fotos: MM Bettencourt, Graciosa.





2 comentários:

barconauta_ disse...

Eh Manuel, desta vez abusou! Não era preciso comprar uma grua tão grande aí para casa =)

Eh Eh dava jeito para brincar, dava. Desta vez a descarga já correu bem.

Abraço

Ricardo

Manuel Bettencourt disse...

Ricardo, tenho uma Liebherr 1070, para fazer concorrência à Tecnovia, um dia deste envio-te uma foto
Saludos
Manuel