quarta-feira, 11 de abril de 2012

Visita a Tenerife do JS de Elcano.



O navio escola Juan Sebastián Elcano, da Marinha Espanhola, no início de seu 83º cruzeiro de instrução, vemo-lo no momento de chegar ao porto de Santa Cruz de Tenerife, na manhã do passado sábado dia 7.



Sobre a coberta, a bonbordo, podemos observar à tripulação em formação, enquanto o navio atraca, auxiliado pelos remolcadores VB Canárias e Risban.




Durante sua estadia, nossa nave embaixadora, habilitaram-se visitas ao navio, às quais o povo de Tenerife respondeu em massa.

Esta longa viagem iniciou-se no dia primeiro de Abril desde sua base em Cádiz onde fué submetido a uma renovação em profundidade ( sala de máquinas, modernização de câmaras, etc). O navio fué botado em 1927 e em sua longa vida submeteu-se a diversas remodelagens. Despues de cruzar o Atlantico visitará portos em EEUU e voltará a Europa por St. Mau (em França) para escalar em Lisboa e finalmente Cádiz.


Ontem terça-feira dia 10, parte com destino a Havana (Cuba, a querida pérola do Caraíbas), em visita que sem dúvida será de grande emotividad, especialmente ao entrar na baía de Havana, deixando a bombordo a fortaleza de El Morro e a estibordo, o que é na actualidade o edifício da embaixada espanhola.

O navio auxiliado pelos remolcadores VB Tenerife e Risban, começa a izar velas desde o interior da
baía. Já fora do abrigo do porto, aumenta seu desenvolvimento vélico, conquanto só parcialmente, ante a presença do forte vento de Nordeste NE, o alisio.
(©) Copyright texto e imágenes: Antonio Sáez, Tenerife.

2 comentários:

Berto Garcia disse...

Si duda un buque espectacular ..fantastico ...te invito a conocer una noticia importante para el Puerto de Las Palmas
http://bermaxofotos.blogspot.com.es/2012/04/el-puerto-de-las-palmas-mas-cerca-de.html

Manuel Bettencourt disse...

Grácias Berto, ja vi o teu post interessante notícia, o engraçado é que já estive naquela zona dos cerais no teu porto em 2002, posso estar errado, mas julgo haver apenas uma zona de silos.
Abraço,
Manuel