quinta-feira, 10 de maio de 2012

Atlânticoline, inciou hoje a operação ferry-2012

Iniciou-se hoje, mais uma operação ferry nos Açores da responsabilidade da Atlânticoline. Esta será uma vez  mais efectuada recorrendo ao afretamento dos ferrys, "Express Santorini" e "Hellenic Wind", ambos pertencentes ao armador grego Hellenic Seaways. Esperemos que a temporada ferry, decorra com tranquilidade, aliás como tem acontecido nos anos anteriores.
Esta é quanto a mim uma operação que decorre num ano especial, pois  este será um ano de transição relativamente à utilização das rampas, passando das rampas laterais, para as rampas de popa, fruto do investimento na construção de rampas ro-ro, que a Portos dos Açores realiza em diversos portos,  mas também porque estamos num período pré-eleitoral, que terminará com as eleições legislativas regionais em Outubro.
Considerando, este período pré-eleitoral, e tendo em conta, os transportes marítimos açorianos, acho que devia ser uma preocupação das diversas forças partidárias, explicar de uma forma minimamente clara qual a sua visão deste serviço ferry, e o seu enquadramento num eventual novo sistema de transportes marítimos. Basta de dizer que os transportes marítimos não são os ideais, isso já todos sabemos, o que queremos ouvir, são as soluções e as ideias.
Já aqui referi, que a minha humilde opinião seria implementar gradualmente um sistema idêntico ao da Madeira-Porto Santo, ou seja um sistema Porta-contentores / Ferry, certamente  que este sistema terá os seus prós e contras, sei que não sou dono da razão, mas sou dono da minha opinião, que parte de um principio simples, "Fazer do mar que nos separa, uma ponte que nos une". Essa "ponte" quanto a mim é flutuante e chama-se ferry.
(©) Copyrights fotos: MM Bettencourt, Graciosa

11 comentários:

Elvio disse...

Boas Manuel.
Mais uma vez digo que compartilho inteiramente essa opinião.
a ver vamos.
abraço
Elvio

Bruno Rodrigues disse...

Começou a operação e já com alguns cancelamentos à vista...

Manuel Bettencourt disse...

Olá Bruno e Elvio, também gostava de ver uma operação anual, mas isso não será certamente para já, muita gente tem medo dos ferrys.
Quanto aos cancelamentos, infelizmente o tempo não colaborou, mas é algo que foge ao controlo, enfim não podemos fazer nada.
Um abraço,
Manuel

Rui Carvalho disse...

Caro MMB

Já começou e já parou.
Incluindo na tua linda ilha.

Abraço

ErrE

silva disse...

Olá, todos nós concordamos que uma operação anual seria benéfica mas por exemplo na rota Funchal-Porto Santo, quando a ondulação é superior a 3,5m as viagens são canceladas por razões de segurança.
No inverno açoriano são muitos os dias em que a ondulação é bem superior a 4m, incluindo o dia de hoje.
Logo acho que muito dificilmente voltará a haver viagens ferry durante todo o ano.

Manuel Bettencourt disse...

Boas Amigo ErrE, foi Neptun que teve a culpa, que havemos de fazer.
Abraço,
Manuel

Caro Silva, obrigado pelo comentário, espeito a sua opinião, mas acredito que é possivel uma operação todo o ano, mas tenho a impressão que não ser tão cedo.
Cumprimentos
Manuel

Elvio disse...

Caro Sr Silva, as viagens são canceladas quando a ondulação dentro do Porto do Porto Santo é significativa,o que acontece quando o vento sopra forte de sul ou sudoeste. De resto desde que dentro do porto permita a atracação em segurança, e estamos a falar de um ferry que tem que ter uma rampa de quase 40 toneladas em cima do cais, a ligação faz-se, com mais ou menos balanço, mais ou menos tempo de viagem mas faz-se. Essa de cancelar a viagem com vaga 3.5 metros era apenas com o navio Pátria. esse sim estava limitado a isso por imposição da seguradora, e muita polémica deu na altura.
Muitas são as viagens efectuadas com ondulação de 4, 5 e 6 metros.
Aliás é bem normal na travessa,canal que separa o Porto Santo da Madeira, estar ondulação acima dos 4 metros.
Abraço
Elvio

simão bessa disse...

É bom saber que eles já começaram a operação ferry 2012!
Na minha opinião, acho que que já se poderiam utilizar as rampas ro-ro entre a Terceira e São Miguel.
Mas com o tempo já se utilirazão essas rampas em todas as ilhas.
Abraço!
Simão

cruzeiros disse...

Bonito Express Santorini!! :D
Abraço

Ildefonso Ávila disse...

Os transportes marítimos estão sempre sujeitas a essas situações, aliás pelo que sei a viagem da Terceira - Faial de ontem foi muito difícil para seu comandante, tripulantes e passageiros, mas infelizmente são coisas que nenhuma companhia possa prever. O que interessa é que chegaram ao destino com vida e saúde.
Cumprimentos
Ildefonso Ávila

Manuel Bettencourt disse...

Boas Amigo Jorge, o Express Santorini, é na minha opinião um bom ferry.
cumprimentos
Manuel

Caro Ildefonso, concordo plenamente consigo, os cancelamentos acontecem em todo o lado devido a questões atmosféricas, imagino que a viagem de ontem tenha sido dura, mas o Santorini é um bom navio e bem comandado, depis da tempestade virá certamente a bonanza.
Cumprimentos
Manuel