sábado, 12 de maio de 2012

I.S.N. - Estação Salva-vidas de Ponta Delgada


Resultado dos trabalhos de manutenção e reparação, do hangar da Capitania do Porto de Ponta Delgada, a empena Norte deste edifício, apresenta agora nova imagem, com a impressão da marca do “I.S.N.”, Instituto de Socorros a Náufragos, já que aqui se abriga o material e homens da estação Salva-Vidas de Ponta Delgada.

Estes “Guardiões do Atlântico”, neste caso específico a Estação Salva-Vidas de Ponta Delgada, está equipada com um Salva-vidas da classe "RAINHA D. AMÉLIA", UAM 691 "Nª Sª DA BOA VIAGEM", a lancha SR-39 "MARIA DA ESPERANÇA", lancha SR-6, e dois botes semi-rígidos ISN-453 e ISN-244. A Marinha mantém uma permanente actualização dos meios atribuídos às suas estações salva-vidas, bem como na formação e certificação do pessoal que com eles opera.
O ISN é um organismo com fins humanitários e exerce as suas funções em tempo de paz ou de guerra, assistindo igualmente qualquer indivíduo, indistintamente da sua nacionalidade ou qualidade de amigo ou inimigo.
O Real Instituto de Socorros a Náufragos foi criado por Carta de Lei de 21 de Abril de 1892, mantendo-se como presidente a sua fundadora Sua Majestade a Rainha Dona Amélia, até à implantação da República em 5 de Outubro de 1910, passando a designar-se por Instituto de Socorros a Náufragos (ISN).
O ISN começou como uma organização privada, sob a égide da Marinha de Guerra, formada por voluntários.
Por dificuldades de fundos e de pessoal para as suas embarcações salva-vidas passou o ISN a partir de 1 de Janeiro de 1958 a ser um organismo de Estado na dependência da Marinha.Texto Marinha Portuguesa."
 (©) Copyright texto e fotos  : João Gonçalves, S. Miguel.
Presente no mar todo o ano, e não só durante a Época Balnear, está o Instituto de Socorros a Náufragos. Conheça um pouco melhor esta Unidade. Vídeo Canal da Marinha, YouTube.

1 comentário:

Berto Garcia disse...

Que importante es tener estos servicios a punto para cuaquier problema que ocurra saludos