sábado, 7 de julho de 2012

N/F "Express Santorini", estreia a rampa ro-ro do porto das Flores

O N/F "Express Santorini", estreou hoje  a rampa roll-on / roll-off, do porto das Flores, no âmbito de mais uma das suas viagens à ilha do grupo ocidental, ficando desta forma  para sempre associado a esta estrutura portuária. Sou da opinião que esta simbólica inauguração, pode e deve significar uma avanço no sistema de transportes marítimo inter-ilhas e em particular no que ao serviço ferry diz respeito. Como aqui varias vezes referi esta rampa e outras podem ser (se não as limitarem), pilares de uma "ponte" inter-ilhas, fomentando o desenvolvimento sócio-económico dos Açores como um todo.
Nesta altura, as rampas ro-ro de, Santa Maria, S. Miguel, Terceira, Flores, estão concluídas, enquanto que no Faial, aguarda-se a inauguração do cais de cruzeiros. Na ilha do Pico e S. Jorge, estão a decorrer os trabalhos, estando a de S. Jorge numa fase adiantada, enquanto que na Graciosa os trabalhos ainda decorrem apenas em estaleiro, ficando a dúvida se esta rampa estará concluída antes do fim da época ferry.
O meu Agradecimento pela cedência desta importante foto para publicação ao Amigo, Cmdt Stefanos Papadopoulos.
(©) Copyright foto: Cpt. Stefanos Papadopoulos .

5 comentários:

Victor disse...

Manuel, as coisas estão andando o que é bom. Não se esqueça de actualizar aquele mapazinho dos Açores em que estavam assinaladas as rampas já existentes, rampas em construção, rampas ainda só em projecto etc.
Quando poder poste-o actualizado.

Manuel Bettencourt disse...

Amigo Victor, vou esperar pelo início das obras na minha rampa para reeditar o mapa, espero que esta semana seja importante nesse aspecto, já não é sem tempo.
Abraço,
Manuel

Anónimo disse...

Eu como Florentino e a viver na Ilha Terceira tive alegria nesta viagem ter cido o primeiro a sair com o meu carro no dia da inauguração da rampa.

Anónimo disse...

Desculpem por eu não ter assinado o meu nome depois do comentario. Aqui vai Rui Machado.

Manuel Bettencourt disse...

Caro Rui Machado, obrigado pelo comentário, os meus Parabéns pois desta forma ficas associado à estreia da rampa juntamente com o "Express Santorini".
Tenho esperança que com as rampas o panorama dos transportes marítimos venha a alterar-se de forma a que as pequenas ilhas possam tirar partido de um mercado mais populoso.
Cumprimentos e volte sempre
Manuel