Tanto o transporte marítimo como os portos devem ser pensados, não como entidades separadas, mas como componentes
interligados, como duas peças de uma engrenagem" Koji Sekimizu , Secretário-Geral da IMO

quarta-feira, 27 de julho de 2011

N/T "Sigas Maud" na Madeira

Navio de transporte de gás "Sigas Maud" em descarga na ilha da Madeira, este navio abastece também os Açores escalando habitualmente, Ponta Delgada, Praia da Vitória e Horta. Peço aos meus Visitantes e Amigos da Madeira e Porto Santo para fazerem o favor de me esclarecer se este navio abastece  a ilha do Porto Santo? Obrigado.
(©) Copyright fotos: Sérgio Ferreira, Madeira / Blog SergioCruises.

11 comentários:

Anónimo disse...

Boas. Não amigo, este navio não escala o Porto Santo. O abastecimento de gaz aqui é feito á moda antiga..em botijas. Cumprimentos.
Elvio Leão

Manuel disse...

Boas Amigo Elvio, Obrigado por responderes, já agora abusando da tua amabilidade diz-me uma coisa, as botijas vão no "Funchalense 5" certo?
Abraço,
Manuel

Anónimo disse...

Se é em botijas, devem ir num camião normal que transporta botijas, e no Lobo Marinho. Ou seja, é como se fosse entregar botijas em outro sitio qualquer da Ilha da Madeira. Deve ir de manhã e voltar ao fim do dia. Fico a pensar também no abastecimento a edificios maiores ou hóteis que têm depósitos de gás colectivos. Deve ser como no meu prédio na Madeira, também deve ir um camião cisterna ao Porto Santo abastece-los, viajando no ferry.

Anónimo disse...

Já agora, falta de espaço no Porto de Ponta Delgada? Uma boa solução era começar logo por tirar de lá as escalas dos navios de combustiveis. E depois? Bem e depois... é olhar para as fotos acima. Tá aí a solução.

Anónimo disse...

Bom dia
As botijas chegam ao Porto santo em contentores open top no Funchalense 5, claro está com as devidas normas de segurança.
Cumprimentos
Elvio Leão

Manuel disse...

Boas Caros Visitantes, Obrigado por participarem, penso que esse gás deverá ir no Funchalense 5, não será compativel gás e passageiros no Lobo, dai a minha pergunta, quanto à solução das boias, segundo apurei este sistema não é bom com ondulações superiores a 2 metros, dai que nos açores não será lá muito aconselhavel.
Mas já agora para voça informação antes de haver o porto da Graciosa também se fez descarga através de boia, ainda existe o local de amarração, se calhar um dia destes tiro uma foto.
Um Abraço,
Manuel

Manuel disse...

Boas Elvio, obrigado, sabes que no tempo do Vitorino Nemésio, recebiamos o gás que vinha de Ponta Delgada em cont. O/T, depois optaram pelos TMG e agora o gás vem da Terceira em botijas.
Um abraço,
Manuel

Elvio Leao disse...

Pois lembro-me de esse navio operar nas ligaçoes inter ilhas aí nos Açores. Nessa altura tinha-mos o velhinho e saudoso Madeirense, agora afundado ao largo do Porto Santo, a fazer o transporte de mercadoria entre a Madeira e o Porto Santo. Tempos que já la vão.
Trabalho directamente a 25 anos com estes navios, ainda antes do Madeirense, tem havido uma grande evolução no transporte inter ilhas.
Quem sabe um dia farei algum historial do tranporte de mercadorias entra as duas ilhas do arquipelago da Madeira.
Abraço
Elvio

Manuel disse...

Amigo Elvio, era uma boa ideia, sabe que ultimamente tenho andado a seguir os porta-contentores, para tentar perceber as rotações e frequências, reparei que o Funchalense 5 esteve no Porto Santo dia 18 e dia 25 de julho, é normal esta frequencia semanal? ou é por ser Verão e haver mais consumo e movimento no Porto Santo?
estou a fazer esta pergunta porque gostava de ter o mesmo sistema da Madeira e Porto Santo, com a carga a circular num ferry e num porta-contentores.
Um Abraço,
Manuel

Anónimo disse...

Boas, não é normal este frequencia, tal deveu-se a uma avaria no Lobo Marinho e então para regularizar o transporte de mercadorias veio cá o Funchalense 5. Durante o mês de Agosto deverá tambem haver escalas semanais. Mais alguma novidade eu informo.
Cumps
Elvio

Manuel disse...

Obrigado Elvio, agradeço a troca de informação
Abraço,
Manuel