terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Movimento no Terminal Marítimo do Porto da Horta















 Partilho convosco algumas imagens, obtidas ontem relativas ao movimento matinal no Terminal Marítimo do Porto da Horta. Movimento parcial, uma vez que o catamaran, "Expresso do Triângulo", já havia largado do Terminal.
Ao ter a possibilidade de apreciar pela primeira vez ao vivo o movimento no novo Terminal, lembrei-me de um antigo recorte de jornal que se refere em artigo ao resultado do plano de, "Aumento e melhorias das instalações portuárias dos Açores", elaborado pela comissão criada por portaria para o efeito, em 15 de Abril de 1969.
Deste pequeno artigo, destaco o seguinte: "Quanto ao Porto da Horta, na ilha do Faial, realizar-se-à a sua adaptação ás exigências dos maiores navios que pretendam demandá-lo, para além do melhoramento e desenvolvimento de facilidades das pescas e construção de um Terminal "ferry-boat", para as ligações com a ilha do Pico pelo Terminal homólogo a criar na Madalena."
Passados tantos anos, o Terminal da Horta é uma realidade, e em  breve as ligações entre Horta e Madalena serão efectuadas pelo ferry "Mestre Simão".

2 comentários:

Atlantico.Faróis disse...

Manuel,

Boas fotos! e que em breve vão acabar, pois falando numa linguagem "militarista" estamos perante a rendição da guarda, quer se queira ou não os Cruzeiros vão deixar sempre uma saudade, da mesma forma como se fala dos outros barcos que nos serviram...ainda recentemente fotografei com todo o gosto o FUNCHAL, e os Açorianos recebem sempre bem quem nos serviu!

Abraço

Mário Silva

Manuel Bettencourt disse...

Boas Amigo Mário,

Se calhar daqui por uns tempos teremos saudades dos cruzeiros como temos do "Ponta Delgada".

Um Abraço
Manuel