Tanto o transporte marítimo como os portos devem ser pensados, não como entidades separadas, mas como componentes
interligados, como duas peças de uma engrenagem" Koji Sekimizu , Secretário-Geral da IMO

sábado, 14 de dezembro de 2013

N/T "KORSARO" e "MAINLAND" no porto da Praia da Vitória




 © Copyright texto e fotos: Cte Rui Carvalho, Praia da Vitória.
"O N/T "KORSARO" substitui a escala mensal do N/T "MADEIRO" que foi para a doca seca, mas o que mais apreciamos foi a possibilidade de cá ter um navio diferente do habitual. Quanto ao N/T "MAINLAND", este arribou para serviço de bancas, seguindo com destino ao porto de Hamilton no Canadá. Leva a bordo uma carga de alcatrão de hulha de alta qualidade, que tanto quanto nos foi dito será usado para a construção de "motherbords" de computadores, será ?!
Nome: KORSARO.
Data e Hora da entrada: 12.12.2013 - 21:30
Indicativo de chamada: IBES.
Nº IMO: 9373137.
Porto de registo: GÉNOVA.
Bandeira: ITALIANA.
Ano de construção: 2008.
Comprimento f. a f.: 169,90 Mts.
Boca máxima: 25,40 Mts.
Porte (DWT): 25.997 Tons.
Arqueação bruta: 17.644.
Calado máximo à entrada: 8,00 Mts.
Estaleiro: CICEK TERSANESI - Tuzla - Nº 41.
Último porto: PONTA DELGADA.
Próximo porto: SINES.
Tipo de carga: COMBUSTÍVEIS LÍQUIDOS.
Recebedor: TERPARQUE.
Auxiliar de proa: 1.000 Kw.
Potência da Máquina Principal: Mak - 1x9M43C-4S/SA/iL(V) - 9.000 Kw.
Armador: EMERALD CORAL SHIPPING Ltd. (K-SHIPS Srl. ).

Nome: MAINLAND.
Data e Hora da entrada: 13.12.2013 - 08:00
Indicativo de chamada: 9HSF9.
Nº IMO: 9431056.
Porto de registo: VALETTA.
Bandeira: MALTA.
Ano de construção: 2008.
Comprimento f. a f.: 122,66 Mts.
Boca máxima: 17,20 Mts.
Porte (DWT): 7.750 Tons.
Arqueação bruta: 5.823.
Calado máximo à entrada: 6,85 Mts.
Estaleiro: GISAN GEMI Ins. San- Instanbul- Nº 45.
Último porto: ZELZATE.
Próximo porto: HAMILTON.
Tipo de carga: ALCATRÃO DE HULHA.
Auxiliar de proa: 444 Kw.
Potência da Máquina Principal: Mak - 1x8M32C-4S/SA/iL(V) - 3.840 Kw.
Armador: OCEAN MED SHIPPING Ltd. (BESIKTAS SHIPPING GROUP).





2 comentários:

paulorenato disse...

O porto de Hamilton no lago Ontario aqui perto de mim,recebe de fato ao longo do ano muito deste tipo de carga.O MAINLAND devera ser um dos ultimos navios a entrar naquele porto este ano,visto que a navegacao encerra a 30 deste mes.
saudacoes Paulo

Manuel Bettencourt disse...

Amigo Paulo Renato,

Hoje falava com o Rui no porto de Hamilton e em si, pois é um porto aí perto de si!

Gosto de o ver por cá um Abraço
Manuel