domingo, 26 de janeiro de 2014

A história da Safehaven Marine








 © Copyright fotos e fonte: Safehaven Marine, Irlanda.
A Safehaven Marine, foi fundada em 1998 pelo seu Diretor, Frank Kowalski , que registava já uma ligação  à industria naval. Ele é o responsável pelo design e arquitetura naval de todas as embarcações que a empresa construiu ao longo dos últimos 14 anos, que incluem a concepção do agora famoso monocasco ,"Interceptor", que são produzidos em  seis tamanhos diferentes de 11 m até 18 m , bem como a gama "Wildcat Catamaran" embarcações de apoio offshore-eólico,  e navios de pesquisa hidrográficas. Nos anos de 1997 a 2005 a sua empresa cresceu e expandiu-se a um ritmo constante. Até 2006 construiu mais de 60 embarcações. Suas construções nesta fase ganharam uma boa reputação por possuir excelentes qualidades de  "seakeeping", combinadas com um toque de design elegante e gracioso.
Em 2004, o Porto Comercial de Cork, porto local da, Safehaven, lançou um concurso internacional para uma  nova lancha de pilotos. O "Habour Master", conhecedor do design da Safehaven Marine, especialmente o modelo "Interceptor 42" (monocasco casco de 13 metros) , sugeriu que projectassem uma lancha de pilotos baseado nesse casco e  entrassem no concurso. Safehaven aceitou o desafio e projetou o que  agora, 7 anos mais tarde tornar-se-ia considerado como um das lanchas de pilotos mais bem sucedidas do mercado. A  experiência de Frank,  na operação de embarcações comerciais offshore no mar agitado levaram-no a conceber um meio de deslocamento semi profundo em forma de  'V' , casco chine gêmeo que combinou boas habilidades marítimas, mas também a confiança inspirando segurança e estabilidade. 
Em 2005, a lancha de pilotos de, Cork, foi entregue e provou ser uma boa aposta . O sucesso dessa embarcação levou a Safehaven  a garantir encomendas para Dublin,  Portland,  St Malo , Malta, Figueira da Foz , Averio e Bayonne  e muitos outros portos desde então .
O meu conhecimento da Safehaven Marine, foi originado pela aquisição para a Portos dos Açores, SA de 4 lanchas de Pilotos. Sobre questões técnicas não vou obviamente escrever, não tenho conhecimentos para tal, mas tenho uma especial admiração pelo excelente trabalho de divulgação que este estaleiro irlandês oferece a quem aprecia belas imagens e vídeos. Ao contrário de outras mentalidades que fecham os seus estaleiros a 7 chaves, este mantém uma porta aberta permitindo-nos acompanhar e divulgar o seu trabalho, afinal trata-se de publicidade gratutita. 

Sem comentários: