Tanto o transporte marítimo como os portos devem ser pensados, não como entidades separadas, mas como componentes
interligados, como duas peças de uma engrenagem" Koji Sekimizu , Secretário-Geral da IMO

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Descarga do N/M "Tuna 1", no porto da Praia da Vitória



 © Copyright fotos: Duarte Lourenço, Terceira.
© Copyright texto: Cte. Rui Carvalho, Terceira.
Pesquisa de dados técnicos: Paulo Peixoto, Boston EUA
O N/M "TUNA 1" é o segundo navio de cereais/aditivos para rações e escalar o porto da Praia da Vitória em 2014, e manifesta 2.000 toneladas de palmiste para o recebedor Terceirense Rações. Fundeou à segunda tentativa no sábado devido à forte vaga do quadrante Sul. Depois de uma primeira escala em Ponta Delgada seguirá para destino ainda desconhecido de acordo com o fado e vida de "trampão.
DADOS TÉCNICOS:

Nome: TUNA 1.
Tipo de Navio: Carga Geral.
IMO: 9148491.
Indicativo: ESU2633.
MMSI: 518686000.
Bandeira: Ilhas Cook.
Porto de Registo: Avatiu.
Matricula: 1722.
Donos e Operadores: Bergen Denizcilik Ltd. Sti.- Istambul, Turquia.
Classe: Nippon Kaiji Kyokai.
Ano de Construção: 1997.
Data de Entrada ao Activo: 01/06/1997.
Estaleiro: Jinling Shipyard- Nanjing, Republica Popular da China. Casco#96-7007.
Comprimento Fora a Fora: 100,58 metros.
Comprimento entre Perpendiculares: 94,80 metros.
Boca Máxima: 16,23 metros.
Pontal: 8,20 metros.
Calado: 6,40 metros.
Arqueação Bruta: 4,276 toneladas.
Arqueação Liquida: 2,177 toneladas.
Porte Bruto: 5,055 toneladas.
Gruas: 2X 40,00 toneladas.
Potencia de Maquina: 3,690 kw (5,017 hp), 750,00 rpm. 1 hélice CP, 188,00 rpm.
Velocidade de Serviço: 15,00 nos.
Potencia de Geradores Auxiliares: 1,430 kw.
Potencia de Thruster: 350,00 kw (476,00 kw).
Nomes Anteriores: Steamers Fervour (1997), Mir Damad (1997-2008), Ocean Bride (2008-2009), Bai Handelas (2009-2010), e Neri (2010-2013).


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