sábado, 15 de março de 2014

Navio escola alemão, "Alexander von Humboldt", em Santa Maria


© Copyright fotos: Mário Silva, Santa Maria.
Pesquisa de dados técnicos: Paulo Peixoto, Boston EUA.
Navio escola alemão, "Alexander Von Humboldt II", entrando ontem no porto de Vila do Porto, ilha de Santa Maria, um registo do Amigo Mário Silva.
"Friedrich Wilhelm Heinrich Alexander von Humboldt, o barão de Humboldt (Berlim, 14 de setembro de 1769 — Berlim, 6 de maio de 1859).
Alexander von Humboldt foi um cientista de uma polivalência que poucas vezes se observou e, haja vista como a ciência se desenvolveu e especializou, certamente não mais será vista. Ele desenvolveu (e se especializou em) diversas áreas: foi etnógrafo, antropólogo, físico, geógrafo, geólogo, mineralogista, botânico, vulcanólogo e humanista, tendo lançado as bases de ciências como a Geografia, Geologia, Climatologia e Oceanografia. Apesar de ter pesquisado diversas coisas em seus mínimos detalhes, sempre o fez com uma visão geral e imparcial.
Com quatorze anos de idade, fixou-se em Berlim para continuar seus estudos e, mais tarde, frequentou as universidades de Frankfurt (Oder) e Göttingen, onde cursou Filosofia, História e Ciências Naturais.
Em 1789, com apenas vinte anos de idade, fez sua primeira viagem de caráter científico, passando pelos Países Baixos, Alemanha e Inglaterra, e principalmente ao longo das margens do rio Reno, seguindo Georg Forster, um naturalista que acompanhou o Capitão Cook em sua viagem ao redor do mundo. O resultado de toda essa exploração científica foi uma obra intitulada Observações Sobre os Basaltos do Reno.
Sua viagem exploratória pela América Central e América do Sul (1799-1804) e pela Ásia Central (1829) tornaram-no mundialmente conhecido ainda antes da sua morte. Sua principal obra é o Kosmos, uma condensação do conhecimento científico de sua época. Sua obra Ansichten der Natur também foi bastante popular.
Sua correspondência científica com colegas cientistas compõe-se de 35 mil cartas, das quais aproximadamente 12 500 estão arquivadas.
Além das ciências naturais, foi também um influente mecenas da Literatura. Humboldt apoiou os poetas e escritores Heinrich Heine, Ludwig Tieck e Klaus Groth. Entre seus amigos e conhecidos estavam Matthias Claudius, Carl Friedrich Gauss, Jacob e Wilhelm Grimm, August Wilhelm Schlegel, assim como Johann Wolfgang von Goethe e Friedrich Schiller." In Wikipédia.
Dados técnicos
 NOME: ALEXANDER VON HUMBOLDT II.
IMO: 9618446.
Indicativo: DDKK2.
MMSI: 218768000.
Bandeira: Alemanha.
Porto de Registo: Bremerhaven.
Donos e Operadores: Deutsche Stiftung Sail DSST- Bremerhaven, Alemanha.
Classe: Germanischer Lloyd.
Ano de Construcao: 2011.
Data de Entrada ao Activo: 07/10/2011.
Estaleiro: BVT Brenn- Bremen, Alemanha. Casco#04.
Comprimento Fora a Fora: 65,05 metros.
Comprimento entre Perpendiculares: 47,40 metros.
Boca: 10,00 metros.
Pontal: 6,75 metros.
Calado: 5,00 metros.
Deslocamento: 1,805 toneladas.
Arqueacao Bruta: 763,00 toneladas.
Porte Bruto: 820,00 toneladas.
Numero de Tripulantes: 79.
Tipo de Propulsao Principal: 24 velas, tres mastros.
Potencia de Maquina Auxiliar: 551,00 kw (749,00 hp), 1,900 rpm. 1 helice FP.
Numero de Thrusters: 1.



Sem comentários: