domingo, 27 de abril de 2014

""Thomson Dream", na Horta - Uma estreia um recorde!







© Copyright fotos: Miguel Nóia, Faial
Pesquisa de dados técnicos: Paulo Peixoto, Boston.
 O navio, ""Thomson Dream", estreou-se ontem no Porto da Horta, tendo atracado no novo Terminal Marítimo,   estabelecendo dessa forma com os seus  243,20 metros de comprimento, um novo recorde naquele caís.
A interessante dimensão do navio atracado no novo terminal, dá um toque especial, à já de si bonita paisagem, que certamente os cruzeiristas a bordo do do navio terão tido a oportunidade de apreciar. A manobra  de atraque, que merece registo, teve a assessoria técnica do Piloto da Portos dos Açores, Manuel Neves. 
 Os registos fotográficos são mais uma vez da autoria do Amigo, Miguel Nóia, a quem Agradeço a partilha!
Nome: THOMSON DREAM.
IMO: 8407735.
Indicativo: 9HA2381.
MMSI: 248481000.
Bandeira: Malta.
Porto de Registo: Valletta.
Matricula: 8407735.
Operadores: Thomson Cruises- Swansea, Pais de Gales, Reino Unido.
Classe: Germanischer Lloyd.
Ano de Construcao: 1986.
Data de Entrada ao Activo: 06/05/1986.
Estaleiro: Josef L. Meyer GmbH & Co.- Papenburgo, Alemanha. Casco#610.
Comprimento Fora a Fora: 243,20 metros.
Comprimento entre Perpendiculares: 219,25 metros.
Boca Maxima: 29,73 metros.
Pontal: 14,50 metros.
Calado: 7,21 metros.
Altura: 55,18 metros.
Deslocamento: 24,731 toneladas.
Arqueacao Bruta: 54,763 toneladas.
Arqueacao Liquida: 28,505 toneladas.
Porte Bruto: 5,340 toneladas.
Numero de Conves: 12. 9 para passageiros.
Numero de Cabines: 747.
Numero de Camas: 1,744.
Numero de Tripulantes: 615.
Potencia de Maquinas: 23,796 kw (32,354 hp), 155,00 rpm. 2 helices CP, 155,00 rpm.
Velocidade de Servico: 19,00 nos.
Velocidade Maxima: 20,00 nos.
Numero de Boilers: 8.
Potencia de Geradores Auxiliares: 10,700 kw.
Potencia de Thrusters: 3,075 kw (4,182 bhp).
Nomes Anteriores: Homeric (1986-1988), Westerdam (1988-2002), e Costa Europa (2002-2010).
Data da escala: 26 -04-2014
Piloto de serviço: Manuel Neves.



3 comentários:

Rui Carvalho disse...

Caro MMCB

Manobra de elevada execução técnica.
Parabéns.
Não é fácil lá meter um bicho deste tamanho.

Abrazo

ErrE

EstivadoresAveiro disse...

Pena ter saido um dia antes de ver o navio atracado na Horta. Bem, pelo menos ainda dei uma volta no Mestre Simão.De salientar os novos terminais tanto na Horta como no Pico,fantásticos.

Abraço
O.Miguel

Manuel Bettencourt disse...

Bom dias caros amigos, "blues"!

Um piloto com esta capacidade quase aposto deve ser verde :)

Abraço aos dois
Manuel