Tanto o transporte marítimo como os portos devem ser pensados, não como entidades separadas, mas como componentes
interligados, como duas peças de uma engrenagem" Koji Sekimizu , Secretário-Geral da IMO

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Espectacular N/D "Leonardo Da Vinci", em Ponta Delgada


© Copyright fotos: António Simas, S. Miguel
Pesquisa de dados técnicos: Paulo Peixoto, Boston, EUA

Espectacular navio draga, "Leonardo Da Vinci", atracado no porto de Ponta Delgada ontem dia 5 de Maio. Como habitualmente uma partilha do Amigo António Simas. 

A draga "Leonardo Da Vinci", pertence ao grupo belga, Jan De Nul, que  é um dos principais especialistas em dragagem e actividades de construção naval, bem como em serviços especializados para a indústria offshore de petróleo, gás e energia renovável.




Nome: LEONARDO DA VINCI.
IMO: 8411592.
Indicativo: 3BRR.
MMSI: 645157000.
Bandeira: Mauricio.
Porto de Registo: Port Louis.
Donos e Operadores: Jan De Nul NV- Aalst, Bélgica.
Classe: Bureau Veritas.
Ano de Construcao: 1985.
Data de Entrada ao Activo: 17/12/1985.
Estaleiro: IHC Smit BV- Kinderdijk, Holanda. Casco#CO1175.
Comprimento Fora a Fora: 121,52 metros.
Comprimento entre Perpendiculares: 107,45 metros.
Boca: 22,41 metros.
Pontal: 8,16 metros.
Calado: 5,20 metros.
Arqueacao Bruta: 5,760 toneladas. Arqueacao Liquida: 1,728 toneladas.
Porte Bruto: 1,490 toneladas.
Gruas: 1X 27,00 toneladas.
Potencia de Maquinas: 9,885 kW (13,440 hp), 600,00 rpm. 2 helices FP, 238,00 rpm.
Velocidade de Servico: 10,75 nos.
Potencia de Maquina Auxiliar: 560,00 kW.

2 comentários:

Tiago Matos disse...

Sem duvida o navio mais esquesito que ja vi..
Abraços

Manuel Bettencourt disse...

Boas Tiago,

Sim um pouco esquisito, mas uma bela máquina, para ser sincero não sabia que tinham este modo de operação que se apresenta no vídeo.

Abraço,
Manuel