Tanto o transporte marítimo como os portos devem ser pensados, não como entidades separadas, mas como componentes
interligados, como duas peças de uma engrenagem" Koji Sekimizu , Secretário-Geral da IMO

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Recordando navios construídos nos ENVC galardoados com o prémio, "Ship of the year"


No dia em que o ferry "Atlântida", regressou ás docas dos estaleiros de Viana do Castelo, agora subconcessionados à WESTSEA (Fotos AQUI), publico dois vídeos relativos a dois navios diferentes,  ambos  construídos  e desenhados nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, e   galardoados pela Royal Institution of Naval Architects ( RINA) , com o prémio de "Ship of the year", pelo design, inovação e funcionalidade, algo que na altura foi certamente motivo de  orgulho para o estaleiro e para a industria de construção naval nacional. Com o programado "renascimento" do, "Atlântida", espero que o estaleiro também ganhe uma nova vida e que daqui por uns tempos possa voltar a ganhar prémios como estes! 
Os ENVC, construíram  dois navios reefer gémeos ,  um com o nome de "Carmel Ecofresh", em 2003 e o "Carmel Bio-Top", em 2004, as duas unidades para  o armador alemão, ORIZONT SCHIFFAHRTSGESELLSCHAFT mbG,  enquanto que os navios tanque foram construídos em 2004 o, "Kiisla" e o "Suula" em 2005, para o armador,FORTUM OIL OY, Filandia.
Nome: Cala Paradise ( ex Carmel Ecofresh)
IMO: 9267534
Ind chamada: ZCDQ4
Bandeira: Bermuda
Tipo de navio: Reefer
Ano: 2003
T.A.B.: 18 931 tons
T.A.L.: 8827 tons
D.W.T.: 16397 tons
Porto de registo: Hamilton
Operador: Ofer Ships Holding
Estaleiro construtor: Estaleiros Navais de Viana do Castelo- casco 213
Comprimento: 185, 8 mts
Boca: 25,14 mts
Calado: 9,28 mts
Navios gémeos: Cala Pira ( ex Carmel Bio-Top)
Capacidade Teus: 880
Máquina: Wartsila, 22 461 hp
Velocidade de serviço, 20,5 nós; velocidade máxima, 21,5 nós.

Nome: Kiisla
IMO: 9267558
Ind chamada: OJKY
Bandeira: Filandia
Tipo: navio químico
Ano: 2004
T.A.B.: 9910 tons
T.A.L: 4596 tons
D.W.T.: 14 750 tons
Porto de registo: Porvoo
Estaleiro: Estaleiros Navais de Viana do Castelo-casco nº 224
Operador: Neste Shipping Oy, Filandia
Comprimento: 139,75 mts
Boca: 21,73 mts
Calado: 9 mts
Nº tanques: 14
Máquina principal: Wartsila, 11 489 hp
Bowthruster: 1088 hp.

6 comentários:

cacra disse...

Excelente trabalho de pesquisa Manuel.

Cumprimentos

CLáudio

Manuel Bettencourt disse...

Boas Cláudio,

Na verdade este post foi sugerido por um amigo que trabalhava nos ENVC, infelizmente dizem-me que já faleceu, e neste dias com o regresso do Atlântida lembrei-me dele, daí ter repescado o post!

Gosto especialmente do navio de contentores e reefer, muito interessante!

Abraço
Manuel

Anónimo disse...

Obrigada. Por cá esta história ainda cheira muito a esturro...
Ivone

Manuel Bettencourt disse...

Boas Cara Ivone,

Penso que te referes à história do Atlântida, essa na minha opinião é o espelho do funcionamento do país! Infelizmente existe muito Atlântida no nosso país!

como bem diz o povo, quem se lixa é o mexilhão!

Cumprimentos
Manuel

cacra disse...

Eram um bocado esquisitos na altura os Reefer / Contentores, mas um bom conceito de navio e curioso que também podem levar carros. Eram para operar entre Israel e a Europa. Pesquisei um pouco e já operam entre Europa, América e Austrália com os nomes Magellan Strait e Messina Strait.

Cumprimentos

Cláudio

Manuel Bettencourt disse...

Boas Cláudio,

Gosto do conceito dos reefer/container, são navios polivalentes, tenho um amigo que defende uma conceito semelhante para o serviço ferry nos Açores, um dia destes faço um post sobre isso!

Um Abraço
Manuel