Tanto o transporte marítimo como os portos devem ser pensados, não como entidades separadas, mas como componentes
interligados, como duas peças de uma engrenagem" Koji Sekimizu , Secretário-Geral da IMO

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

"Thialf", o maior navio grua do mundo

© Copyright desenho: Paulo Sousa, S. Miguel.
© Copyright fotos: António Simas, S. Miguel (Arquivo)
O "THIALF", é o maior navio grua semi-submersível do mundo, tendo uma capacidade de elevação (em tandem), pelas suas duas  gruas principais de 14 200 M/Tons, podendo elevar uma carga até 95 metros acima do deck e baixar uma carga até uma profundidade de 460 mts no raio mínimo das gruas. Este poderoso e fantástico navio grua, pertence à HEEREMA MARINE CONTRACTORS (que possui mais navios deste tipo), tendo sido construído para a MCDERMOTT, em 1985 como DB-102,  nos estaleiros Mitsui Engineering & Shipbuilding, e adquirida pela Heerema Marine Contractors em 1997.Como outros navios deste tipo está equipada com um sistema de posicionamento dinâmico Class III, que inclui 6 thrusters de 5 500 KW, em águas menos profundas poderá usar o seu sistema de ancoragem que inclui 12 ancoras de 22,5 tons cada, e para bombar  lastro possui um sistema com uma capacidade de  20 800 metros cúbicos por hora.
Em termos de acomodação fica-se pelas 685 pessoas, dispõe também de um heliporto com capacidade para operar um helicoptero Boeing 234 Chinook.
Junto a algumas fotografias da passagem por Ponta Delgada a 29 de março, um excelente desenho da autoria do Amigo, Paulo Sousa.
Dimensões: Comprimento 206,6 metros; Boca: 83,4 metros; Calado: 11,5 a 31, 16 metros.
Fontes: Heerema Marine Contractors; Wikipédia.



1 comentário:

Rui Carvalho disse...

Caro MMCB

SUPER.
Grandes Fotos.

Abrazo

ErrE