Tanto o transporte marítimo como os portos devem ser pensados, não como entidades separadas, mas como componentes
interligados, como duas peças de uma engrenagem" Koji Sekimizu , Secretário-Geral da IMO

terça-feira, 27 de outubro de 2009

N/M "TIM"

Fez ontem a sua estreia no porto da Praia da Vitória, pelas 09h30, o N/M "TIM", um "coaster" de pouco mais de 80 metros de comprimento fora-a-fora. Relativamente novo, lançado em 2008, apresenta uma configuração baixa, não muito própria para o Atlântico Norte nestas alturas do ano, além disso vê-se que não foi feito para batalhar em ambientes mais duros devido ao bolbo de proa, indiciando que mesmo gelo fino poderá representar um problema para esta nau. Preferêncialmente trabalhará no Mediterrâneo ou Mar do Norte, sem se aventurar até altas latitudes. È o 21º navio de cereal e/ou aditivo da época, manifestando 3025,7 Tons de bagaço de Kaulza (derivado de couves) carregados no "porto" senegalês de Begne, e destinados à fábrica de rações UNICOL,com o fim de produzir nutrimentos para animais. Que volte muitas vezes este pequeno "TIM-TIM". -
Data e Hora de Entrada - 26.10.2009 - 09h30
Nome- TIM
Ind.Chamada- 5BLC2
Nº IMO - 9434151
Ano- 2008
Comp. F/f - 82,50 mts Boca- 12,50 mts
Porte (Dwt) - 3411
Tons Arq. Bruta / Liquida - 2474 Tons / 1412 Tons
Porto de registo- LIMASSOL
Bandeira-CYPRUS
Armador- INTERSCAN SCHIFFAHRT
Potencia maquina-1850 KW
Bowthruster- 220 KW
Tipo de carga - BAGAÇO KAULZA ( 3025,7 tons )
(©) Copyright dados e fotos: Henrique Almeida, Terceira
(©) Copyright texto: Rui Carvalho, Terceira

Sem comentários: