Tanto o transporte marítimo como os portos devem ser pensados, não como entidades separadas, mas como componentes
interligados, como duas peças de uma engrenagem" Koji Sekimizu , Secretário-Geral da IMO

domingo, 5 de junho de 2011

O magnífico Porto de Barcelona

 Hoje  convido-vos a fazermos uma pequena "viagem" até o magnifico porto de Barcelona, através das fotos gentilmente enviadas pelo Amigo Sérgio Ferreira. O porto de Barcelona fica situado numa localização preveligiada entre o mediterrâneo e a Europa, sendo um porto com enorme potencial, que desempenha um papel fundamental no desenvolvimento economico da região da Catalunha, Espanha e Europa. Com os seus 34 terminais, oferece uma enorme diversidade e especialização, oferecendo excelentes condições a todos os sectores da navegação.
Nas fotos referentes ao dia 12 de Maio do corrente ano podemos observar vários navios em operação no porto de Barcelona, incluo também um vídeo com uma excelente explicação do papel actual e futuro do porto, sem dúvida um porto de sonho.
(©) Copyrights fotos: Sérgio Ferreira, Funchal. / Blog: SergioCruises
Vídeo: Youtube- Canal: PortdeBarcelona

8 comentários:

simão bessa disse...

Sim senhor,fico contente ao ver estas imagens.
Barcelona até a campeão nisto,já para não falar do futebol!
Abraço!
Simão

Manuel disse...

Boas Simão, isto é outro mundo, repara que aqui eles apresentam o aeroporto proximo do porto como uma mais valia, na Terceira pretende-se criar um cais de cruzeiros e ferrys mais loge do aeroporto, quando na Praia da Vitória teriamos todas as condições para agregar todos os terminais e com muito menos custos.
Um Abraço,
Manuel

FransciscoM disse...

Caro Manuel, mas a questão é que as empresas de cruzeiros preferam acostar em Angra do que na PV. Não faz nenhum sentido que sendo Angra o principal destino, se criem condições noutro porto. Vamos imaginar que chega um navio à ilha Terceira com 2000 passageiros, cuja maioria quer visitar Angra. Como vai fazer o transporte desses passageiros todos ? Autocarros ? Seriam necessários +/- 50, algo que a ilha Terceira n possui. Com um cais em Angra esses passageiros teriam acesso directo à cidade sem recorrer a esse transporte.

Manuel disse...

Caro Francisco, se calhar até eu devia estar calado pois não sou Terceirense, mas dou o exemplo de Tenerife, um porto com vários terminais em Santa Cruz, apenas existe mais um porto para ferrys em Los Cristianos, a dimensão da ilha e a frequência de cruzeiros são muito superiores, e não vejo que eles tenham decidido fazer mais um porto .
Pêço desculpa mas neste assunto sou a favor do desenvolvimento do porto da Praia da Vitória.
Agora faço uma pergunta quantos milhões custará o novo caís? quantos cruzeiros irá receber por ano? esse investimento que resultados economicos trará?
Enfim não leve a mal, é apenas a minha opinião, mas aceito como é obvio que outros pensem de maneira diferente.
Abraço,
Manuel

Emilio Costanera disse...

Não querendo chatear os amantes da Catalunha e do "lobby catalão", a verdade é que o Porto de Barcelona tem perdido importância principalmente para Valência que lidera em tráfego de contentores, seguido de Algeciras. Só para termos uma ideia, em 2010 Valência movimentou mais do dobro dos TEUS de Barcelona. Em termos de tráfego portuário total (toneladas), o maior porto de Espanha é o de Algeciras, seguido de Valência e em 3º temos Barcelona. Segundo as estatisticas dos portos de Espanha, Barcelona lidera em passageiros de cruzeiro e carga RO-RO, enquanto Valência lidera em carga geral e contentores. Resta acrescentar que os planos de expansão do Porto de Valência (expansão que também está em curso) não ficam muito atrás dos de Barcelona. Um porto que também vale a pena visitar, e já muito conhecido especialmente pelos madeirenses é o Porto de Las Palmas (Puerto de la Luz) em Gran Canaria. Pela sua dimensão, variedade de tráfego e extrutura portuária, é impossivel um amante dos navios aborrecer-se por lá. É também um porto em constante expansão.

Manuel disse...

Caro Emilio, Obrigado pelo seu comentário, este é um exemplo da importância dos comentários neste blog, para lhe ser sincero pensei que este seria o mais importante que Valência.
Quanto a Las Palmas, esse já tive o prazer de visitar, e como calcula para mim aquilo é outro mundo, hoje ou amanhã de manhã vou publicar umas fotos dessa visita, infelizmente nessa altura não tinha máquina digital e as fotos não são muitas, mas penso que gostará de as ver.
Um Abraço e volte sempre
Manuel

Emilio Costanera disse...

Caro Manuel, espero pelas fotos que disse que ia publicar sobre a visita que fez ao Porto de Las Palmas. :) Como falaram nos portos da ilha de Tenerife, quero relembrar que além dos que mencionou, está projectado para a zona de Granadilla (onde se localiza um importante poligono industrial) um gigantesco porto cuja 1ª fase era para estar concluida em 2003, mas que devido a uma interminável guerra com os ambientalistas locais (que parece não ter fim), não tem sido possivel concretizar as obras nos prazos previstos. A coisa já chegou ao Parlamento Europeu e tudo!

Imagem do projecto do porto de Granadilla: http://noincineraciontenerife.com/album/images_noticias/plano-granadilla-1.jpg

Site "CONTRA" o porto de Granadilla:
http://www.nopuertogranadilla.com/

Um abraço.

Manuel disse...

Meu Caro Emilio, desculpe, mas vou publicar já, neste momento são 22:25 ( açores) dê-me uns vinte minutos, e já estão no ar. depois de publicar as fotos perceberá porque não as publiquei já fiquei com duvidas se o fazia, mas depois dará a sua opinião.
Um Abraço
Manuel