Tanto o transporte marítimo como os portos devem ser pensados, não como entidades separadas, mas como componentes
interligados, como duas peças de uma engrenagem" Koji Sekimizu , Secretário-Geral da IMO

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Operação ferry em Santa Cruz de Tenerife

Domingo 12 04 09.
Porto de Santa Cruz de Tenerife
Domingo fim de férias da Páscoa, grande intercambio de pessoas
e veiculos entre Tenerife e Gran Canária.
Ferry: Volcan Timanfaya, Naviera Armas
Ferry: Bencomo Express, Fred Olsen.
15:36 imagem panorama (ampliavel) do parque da Armasdetalhe dos motards e caravanas.
17:59 desembarque Volcan de Timanfaya. O Bencomo aproximando-se no horizonte.
18:05 Caravanas no parque da Armas, fondo.
18:11 Bencomo atraca.
18:12 inicio do desembarque de veiculos
Añadir imagen18:14 Sai o primeiro passageiro
18:14 duas pranchas completas.
8:17 finaliza saida da veiculos, esplanada do parque da cima
( panorama de duas fotos ). Inicio da entrada de veiculos.
18:25 Subida dos passageiros.
18;29 Ultimo veiculo ( amarelo ) mais o trailer das bagagens. Final...,
não... autocarro no limite tempo, passageiros pela rampa.
18:30 Senhora a correr..., consegue entrar pela rampa.
18:33, Agora sim,...soltem as amarras.
Total desembarque - embarque:
¡22 minutos!

Este é um post que já foi publicado neste blog, mas como as TVs repetem 100 vezes o mesmo filme, achei que também o poderia fazer, até porque é altura de ferrys nos Açores e apeteceu-me fazer esta  pequena viagem no tempo até Santa Cruz de Tenerife e observar esta operação ferry. Têm muitas diferenças em relação ao que acontece nos Açores, especialmente devido ao facto de serem terminais exclusivos de Fred Olsen e Armas, mas para quem têm curiosidade em ver e no meu caso aprender aqui fica a operação completa.
Bencomo de Olsen. Trayecto Tenerife - Agaete (G. Canaria).
(©) Copyright texto:António Sáez, Tenerife & MM Bettencourt, Graciosa.(©) Copyright fotos: Antonio Sáez, Tenerife.

10 comentários:

Rui Henr. S. disse...

No Funchal a zona do terminal de ferrys também era "exclusiva" da PortoSanto line... até lá chegar a ARMAS. :)

Gare maritima da PortoSanto line no Funchal, inaugurada em 2009: http://2.bp.blogspot.com/_qOYQ2J3hT74/SrAOWR5W31I/AAAAAAAAAgs/rzBBmI1l1Wo/s800/Gare+Porto+Santo+Line.jpg

Nessa mesma altura foi inaugurada uma muito semelhante no Porto Santo, mas ligeiramente maior, também exclusiva da PortoSanto line.

Manuel disse...

Boas Rui, Obrigado pelo comentário e visita, diz-me uma coisa essa gare que serviços dispõem? explico a razão da pergunta a recolha e entrega da bagagem é sempre feita pelos carrinhos da mota certo? ai na gare não recebem bagagem, e o check-in é feito ai ou na prancha? bem desculpa lá a pergunta mas gosto de perceber como funciona nos outros portos os ferrys, ás vezes é complicado organizar um porto para ferrys, ainda mais quando é ferry numa hora e na outra já e de carga geral.
Cumprimentos e volta sempre
Manuel

Rui Henr. S. disse...

Retirado do Jornal da Madeira, por altura da inauguração da gare da PortoSanto Line no Funchal:

"O edifício do terminal de passageiros está dividido em duas áreas principais, uma administrativa e de compra e venda de bilhetes e a outra de espera e controle de embarque. O espaço visa proporcionar a melhoria do serviço prestado aos passageiros que pretendam deslocar-se por via marítima entre a Madeira e o Porto Santo, permitindo-lhes comprar a sua passagem mesmo antes do embarque e, por outro lado, proporcionando-lhes um espaço protegido do sol e da chuva."

A última vez que fui ao Porto Santo foi antes de existir a gare, mas penso que os carrinhos com as malas mantem-se. Desde que proibiram e/ou dificultaram o acesso e estacionamento no Porto do Funchal, deixei de acompanhar as chegadas dos ferrys. Lembro-me em Porto Santo que antes de existir a gare, no embarque eram formadas filas delimitadas por cancelas/estruturas metálicas, que depois iam dar a zonas onde funcionários da PSL através de computadores portáteis sobre suportes, controlavam os bilhetes. já não me lembro se usavam algum dispositivo de leitura magnética para o efeito ligado ao portátil.
Para mais detalhes o melhor será perguntar a um dos bloggers que acompanham os ferrys de perto. Desculpe não informar mais.

Reparei que o link da foto da gare ficou cortado. Aqui vai de novo: http://2.bp.blogspot.com/_qOYQ2J3hT74/SrAOWR5W31I/AAAAAAAAAgs/rzBBmI1l1Wo/s800/Gare+Porto+Santo+Line.jpg

Manuel disse...

Obrigado Caro Rui pela tua explicação, vejo que ainda estamos na fase dos portateis e da leitura mágnética, um dia destes tiro uma foto à pequena gare do meu porto,têm apenas wcs, e venda de bilhetes e claro cadeiras e no ultimo ano ar condicionado, mas vou tentar mostrar como é no meu porto, se fôr possivel na 2ª feira.
Cumprimentos, Obrigado volta sempre os comentários são sempre bem vindos,
Manuel

antonio sáez disse...

Manuel necesita urgentemente una "visita técnica" al puerto de Tenerife, para comprobar directamente las instalaciones y la logística de las navieras que hacen el servicio "ropax" en la isla. Un abrazo, Antonio.

Manuel disse...

Boas Amigo António, sim um dia irei a Tenerife, há muita gente que precisava uma viagem "tecnica" ás canárias, só olhando para as fotos vejo muito pontos que seria possivel melhorar.
Um Abraço
Manuel

M. Vieira disse...

Tudo isto é muito bonito, mas o mercado de cruzeiros é essencial neste porto, e aí "nuestros hermanos" têm um "pequeno problema" para resolver: Como e quando vão construir uma gare maritima com mangas, escadas rolantes, elevadores e todos os "luxos" necessários a esse tipo de mercado em alta, como foi feito no Funchal? Onde está o espaço para isso? O molhe onde costumam atracar os cruzeiros em Santa Cruz de Tenerife o que tem de comprimento, falta-lhe em LARGURA, coisa que ao molhe da pontinha no Funchal não faltava. Parece que desta vez "nuestros hermanos" ficaram para trás... coisa rara... muito rara! Estou em pulgas para ver como vão descalçar essa "bota". Alargar aquele molhe não vai sair barato. Vou estar atento ao longo dos próximos anos para ver o que vão eles fazer acerca disto. Pode ser que se aprenda mais alguma coisa.

http://madeiratravelnews.files.wordpress.com/2011/01/gare-maritima-da-madeira1.jpg

Manuel disse...

Boas caro M. Vieira, obrigado pelo comentário, esta gare do Funchal é bonita, ainda bem que o "tio" Alberto João transformou este porto em caís de cruzeiros e construiu um novo porto comercial no caniçal, gosto desta opção acho-a mais inteligente.
Um dia destes tenho que fazer um post sobre mangas de passageiros.
Cumprimentos e volte sempre
Manuel

antonio sáez disse...

Efectivamente, el Sr. Vieira tiene mucha razón. Debida a la muy escasa plataforma de la costa en esta zona (S. C. Tfe), la construcción de diques es muy cara, de ahí es que necesariamente han de ser estrechos.
Asimismo la Est. de Cruceros ha sufrido diversos atrasos. En este momento el proyecto ha superado el informe medioambiental.

http://www.laopinion.es/tenerife/2011/06/02/barcos-hundidos-obligan-cambiar-base-cruceros/348942.html

Saludos

M. Vieira disse...

antonio saés: Buena solución la del "link", pero tendrá mangas(fingers)?...