Tanto o transporte marítimo como os portos devem ser pensados, não como entidades separadas, mas como componentes
interligados, como duas peças de uma engrenagem" Koji Sekimizu , Secretário-Geral da IMO

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

"FRI Porsgrunn" na Praia da Vitoria



Constitui-se como o primeiro navio de cereais/aditivos a escalar o porto da Praia da Vitória no ano de 2013, e já era sem tempo! Manifesta 2.700 toneladas de colza (aglomerado de couve-nabiça) para o recebedor UNICOL, destinadas principalmente à produção de rações para bovinos de carne e leite. É gémeo do navio "FRI BREVIK" que esteve por cá a 06-10-2010 (ver aqui). Importará referir que após a descarga da colza se procederá ao embarque de cerca de 3.000 toneladas de eucalipto em "malotes" com destino ao porto da Figueira da Foz, e ao cuidado do recebedor CELBI S.A. (Celulose Beira Industrial), que certamente terão como destino a transformação em pasta de papel.
Nome: FRI Porsgrunn
IMO: 9196199
Indicativo de Chamada: ZDGE6
MMSI: 236238000
Bandeira: Gibraltar
Porto de Registo: Gibraltar
Ano de Construcao: 2000
Data de Entrada ao Activo: 30/06/2000
Estaleiro: Scheepswerf Peters B.V.- Kampen, Holanda. Casco#465
Casco: Ferro
Comprimento Fora a Fora: 89,52 metros
Comprimento entre Perpendiculares: 84,95 metros
Boca: 13,40 metros
Pontal: 7,15 metros
Calado: 5,67 metros
Arqueacao Bruta: 2,868 toneladas
Arqueacao Liquida: 1,613 toneladas
Porte Bruto: 3,792 toneladas
Potencia de Maquina Principal: 2,447 hp (1,800 kw)
Velocidade de Servico: 12,50 nos
Potencia de Geradores Auxiliares: 260,00 kw
Potencia de Thruster: 340 hp (250 kw)
Nomes Anteriores: Polar Sea (2000-2004) e Bremer Reeder (2004-2010)

 (©) Copyright texto e fotos: Cmdt Rui Carvalho, Praia da Vitória.
Recolha de dados: Paulo Peixoto, Boston.



Sem comentários: