sexta-feira, 1 de novembro de 2013

O "Miniatur Wunderland"

O "Miniatur Wunderland", fica situado na cidade alemã de Hamburgo, é considerado o maior modelo de comboios do mundo, mas como podemos observar é muito mais do que isso, trata-se como diz o nome um autêntico e maravilhoso mundo em miniatura.
Neste maravilhoso mundo, criado no ano 2000 pelos irmãos, Frederick e Gerrit Braun (escala HO), podemos observar algumas paisagens da Alemanha, Áustria, América, Escandinávia e Suíça. Aqui circulam, comboios, diversos tipos de viaturas, um aeroporto, navios, desde navios de cruzeiros como o conhecido "Aida Blu" (com direito a baptismo), os porta-contentores, rebocadores, etc. Para além de ser uma maravilha visual, é também uma maravilha ao nível da tecnologia aqui aplicada, o maior desafio técnico têm sido o controlo dos navios, que requerem manobras com a precisão de 1mm, como para tal não havia no mercado um sistema com tanta precisão, o "Miniatur Wunderland", desenvolveu o seu próprio sistema. Até aqui o controle de navios têm em conta vários factores.
Actualmente este pequeno mundo conta com uma extensão de linhas de caminho de ferro com 12 000 mts, onde circulam aproximadamente 890 comboios e 11 000 vagões, quanto a luzes são cerca de 300 000, que iluminam a paisagem e cerca de 3 500 edifícios e pontes, onde "vivem" 200 000 figuras e onde circulam 5 500 viaturas, nestas águas navegam 16 navios. Estão aqui empregues 500 000 horas de trabalho e todo este projecto custou até ao momento 10 000 000 Euros, mas o seu custo irá subir para 15 000 000 euros em 2020 com o aumento previsto.
.Fonte: Miniatur Wunderland.Vídeos:MiWuLa- TV

2 comentários:

Vix Spray disse...

Se eu visitasse este sitio quando era miúdo ia ser um problema para tirar-me de lá.

Manuel Bettencourt disse...

Boas Vix Spray,

Olha eu tenho 42 e sonho lá ir, o modelismo é uma das minhas paixões!

Abraço
Manuel