Tanto o transporte marítimo como os portos devem ser pensados, não como entidades separadas, mas como componentes
interligados, como duas peças de uma engrenagem" Koji Sekimizu , Secretário-Geral da IMO

sábado, 23 de novembro de 2013

SUBSÍDIOS PARA O ORDENAMENTO DO PORTO DA PRAIA DA VITÓRIA

Caso se concretize o previsto reordenamento do porto da Praia da Vitória para 2014, sugerimos aqui que seja concentrado o investimento na construção de uma segunda rampa Ro-Ro destinada aos navios ferry da Atlânticoline. A necessidade centra-se na melhoria da operação de transbordo de passageiros e viaturas entre navios, uma vez que é neste porto que a logística nodal é concretizada. Além do mais, os ganhos resultariam numa redução significativa dos tempos de transito e na melhoria da segurança da entrada, saída e permanência das embarcações no porto. Por ultimo importa referir que também se libertava o cais -10 para operações com navios de carga evitando-se assim atrasos ou alterações de programação de escalas por falta de espaço de cais como frequentemente acontece. Lembramos que os horários da Atlânticoline obrigam a que no verão o cais -10 esteja cativo dias inteiros para as escalas dos seus navios.
© Copyright texto: Cte Rui Carvalho, Praia da Vitória.
© Copyright foto: Desconheço o autor da foto original! Mas terei todo o gosto em atribuir os créditos ao autor!


1 comentário:

Anónimo disse...

Esta obra na Praia ou a outra em Angra, que está uns posts mais abaixo, não seriam basicamente a admissão pública do Governo/Portos dos Açores de que o cais de cruzeiros de Angra está adiado para sabe-se lá quando? É mais ou menos sabido que o dinheiro para o novo cais está curto, mas não convém dizer ou fazer nada que confirme as suspeitas...