terça-feira, 19 de novembro de 2013

Resgate de tripulantes da embarcação "Carmen Filomena" , após naufrágio


© Copyright texto: Marinha Portuguesa.
© Copyright fotos (1ª e 2ª): Marinha Portuguesa.
O Centro Coordenador de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), coordenou durante o dia 18 de Novembro, o resgate de 2 tripulantes da embarcação ”Carmen Filomena”, que se encontrava a afundar a cerca de 4 milhas náuticas (aproximadamente 7,5 Km) a nordeste da Praia da Vitória, ilha Terceira.
O pedido de auxílio foi recebido na Capitania do Porto da Praia da Vitória, pelas 11h10, horas locais, através de contacto telefónico, da Marina da Praia da Vitória, dando conta que a embarcação “Carmen Filomena”, registada naquele porto, com cerca de 11 metros de comprimento, se encontrava em situação de naufrágio iminente.

Cerca das 11h58 foi encontrada, junto da embarcação, uma balsa salva-vidas com dois náufragos adultos, do sexo masculino e nacionalidade portuguesa, tendo sido recolhidos com o apoio da lancha “Europa” da Administração Portuária. Os sobreviventes confirmaram serem os únicos a bordo no momento do incidente, tendo sido transportados, ilesos, para o porto de Praia da Vitória.

A embarcação, após tentativa de reboque para o Porto da Praia da Vitória com recurso ao rebocador “Bravo”, veio a afundar-se cerca das 16h45, não apresentando perigo para a navegação.

As operações foram dirigidas no local pelo Capitão do Porto da Praia da Vitória e envolveu também a lancha salva-vidas do Instituto de Socorros a Náufragos. As condições meteorológicas no local do acidente eram vento fraco de noroeste, aproximadamente 9 km/h, e ondulação de 1,5 metros do quadrante norte.
"Carmen Filomena"


3 comentários:

CAP CRÉUS disse...

Olá,

E porque se afundou?

Manuel Bettencourt disse...

Boas, também não sei, tenho de perguntar aos meus amigos!

Abraço,
Manuel

CAP CRÉUS disse...

Obrigado!
Abraço