segunda-feira, 22 de junho de 2015

S. Miguel, quer um novo Porto Comercial

Atenção: Imagens/Montagem meramente para ilustrar o post!
Um recente artigo publicado no jornal, Correio dos Açores, dá conta da pretensão das forças económicas da ilha de S. Miguel, em dotar a maior e mais populosa ilha açoriana de um novo porto comercial, destinado aos graneis e carga contentorizada. Segundo o mesmo artigo, a melhor solução seria a sua construção em S. Roque, de acordo com um projecto elaborado  na década de 90 do séc. passado.
Julgo que esta pretensão será para levar avante num futuro mais ou menos próximo, pois o actual porto está ultrapassado, tendo por vezes de conciliar navios de cruzeiros, com outros tipo de navios, além da velha questão dos tanques em Santa Clara. Aliás o que  alguns agora defendem para Ponta Delgada, foi o que a Madeira fez alguns anos atrás relativamente ao porto do Funchal, ou seja, transferindo a operação de carga para o novo porto do Caniçal. 

13 comentários:

LM disse...

Continuem a fazer pouco das restantes Ilhas continuem! Os recursos económicos foram nos últimos 30 anos quase todos canalizados para a maior Ilha e nos últimos 5 é de bradar aos céus o tamanho investimento por lá feito! Foram milhões no aeroporto para dotar esta infra estrutura de melhores condições em detrimento do aeroporto das Lajes e Santa Maria! Foram os milhões gastos numa auto-estrada em direcção à ponta da Ilha (Nordeste) em detrimento de melhoria nas vias de Ilhas como a Graciosa, Faial e São Jorge! Foram os milhões numa megalómana obra chamada Portas da Cidade que endividou os Açorianos (todos) durante 50 anos, em detrimento de melhorias significativas noutras Ilhas. Basta ver os últimos censos e as conclusões são claras, das 9 Ilhas 6 apresentam variações negativas ou seja, teve perda de população! Agora Chega-nos esta grande noticia de mais uma grande obra em qual Ilha? São Miguel claro... O Hub da Praia, coisa única nos Açores é para esquecer... claro, não interessa criar um novo Hub quando na verdade já existe um Hub nos Açores nomeadamente localizado na Ilha de São Miguel.
Continuemos, todos, Marienses, Terceirenses, Graciosenses, S. Jorgenses, Picarotos, Faialenses, Florentinos e Corvinos sentados de esplanada a banda passar... Não dou 50 anos apara estamos reduzidos a 3 ou 4 Ilhas e o resto reservas naturais.
Já o grande Martin Luther King dizia, "O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética... O que me preocupa é o silêncio dos bons"

Manuel Bettencourt disse...

Meu caro Amigo,

O trabalho de desertificação das pequenas ilhas está a ser excelente! Alguma coisa esta malta faz bem!

Abraço
Manuel

PS: A culpa é da matemática! ou seja a soma dos votos :))))

Anónimo disse...

At´parece que o porto de Ponta Delgada está a abarrotar de exportações produzidas nas fabricas dos nossos empresarios. E o que seria feito com o atual porto ? Ainda hoje com em muitos dias estava a meia utilização. Mas os argumentos do anterior comentario são desajustados e enfermam um bairrismo doentio. Quer se queira ou não, e a culpa não é de ninguem é aqui que está quase metade da população das nossas ilhas gerando portanto maior movimento de pessoas e bens.

Jose Ribeiro Pinto disse...

Assustador!
Vamos fechar o porto da P.Vitória e gastar mais umas centenas de milhões em S. Miguel com um acrescento do porto???!!!!!

Manuel Bettencourt disse...

Meus amigos,

Tal como eu pensava este artigo do Correio dos Açores, é bem interessante!

Obrigado pelos vossos comentários, gostaria que alguém me esclarecesse se já viu o tal projecto da Consulmar que fala no artigo do jornal? Tinha curiosidade em ver!

Cumprimentos
Manuel

Miguel Pamplona disse...

Bom dia,

porque não "fecham" de vez as restantes 8 ilhas do nosso lindo arquipélago e vamos todos para terra dos "cães de fila"...vamos todos para lá viver e assim os cães ficam a mandar nas pessoas de uma vez por todas.

Cmpts a todos,

Unknown disse...

os 60 milhões para a vergonhosa e falsa promessa de um cais de cruzeiros para a terceira vai-lhes dar muito jeito,continua o nosso governo a tentar igualar as infraestruturas de s.miguel em relação á madeira e as outras ilhas a ficarem a ver navios.

Manuel Bettencourt disse...

Caros amigos,

Obrigado pela vossa participação, este é um assunto interessante, até porque para além desta pretensão que se pode concordar ou discordar, julgo necessário discutir qual o futuro sistema de transportes marítimos que pretendemos para a região, e de que forma os portos se devem adaptar a ele!

Tudo isto devia fazer parte de um plano racional, obviamente sem loucuras. Será que por exemplo a introdução de um sistema com apenas duas portas de entrada (contentores) nos açores não levará a obras neste caso específico em Ponta Delgada?

Se isto fosse um jogo, tinha apostado num novo porto comercial em vez das Portas do Mar, e ficaria o actual caís dedicado aos cruzeiros e ferrys!

Cumprimentos a todos e voltem sempre
Manuel

Anónimo disse...

Será que não querem também um novo governo regional? Muito bem comentado pelo sr ou srª LM no primeiro comentário.

Anónimo disse...

CÃES???????????????????
QUE FALTA DE ARGUMENTOS, QUE FALTA DE NIVEL !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Boa noite. Quando se fala em fazer alguma coisa em São Miguel toda a gente comenta que é por ser em São Miguel. De fato haveriam de investir em todas as ilhas como seria mais certo.. no entanto não sejam bairristas , nem estupidos ao ponto de chamar nomes ao povo de outra ilha enquanto que os unicos responsáveis a serem chamados à razão, são responsáveis por todas as ilhas e não por uma só. Acho que deveriam ter em discusão uma questão e não um povo. É falta de civismo e educação por em cima de um a culpa enquanto que os culpados são muitos.

Anónimo disse...

Mas alguém acredita nesta notícia? Até parece uma notícia do jornal A Bola....quem anda informado e conhece a realidade da nossa região sabe que esta notícia não tem qualquer fundamento.

Anónimo disse...

Mas que cães?!