domingo, 17 de abril de 2011

Manobra do N/M "La Rabida" em Ponta Delgada

 Depois de ontem termos visitado o porto de Vila do Porto em S. Maria ( fotos do amigo Mário Silva), hoje o nosso Amigo António Simas, leva-nos até o porto de Ponta Delgada, e através da sua objectiva e das vantagens da Internet, permite-nos observar a manobra de entrada do navio "La Rabida", que teve lugar no dia 15 do corrente mês, a manobra tal como as fotos mostram  contou com a ajuda do rebocador da APSM, "Pêro de Teive". 
Alguns dados do Navio:
Nome: La Rabida (nome original)
Nº IMO: 8520836
Ind. Chamada: CQMR
Ano de construção: 1998
Estaleiro construtor: Juliana Construtora Gijonesa, Espanha, casco nº 311
Comprimento: 142, 91 mts.
Boca: 20,07 mts.
Calado: 7,21 mts.
D.W.T.: 11 901 tons.
T.A.B.: 8254 tons.
T.A.L.: 3824 tons.
Potência da máquina principal: 5248 hp.
Bowtrhruster: 710 bhp.
Velocidade: 12, 3 nós.
Operador: Ership SAU, Espanha.
Bandeira: Portuguesa.
Porto de registo: Madeira.
(©) Copyright fotos: António Manuel Dias de Simas, S. Miguel.

15 comentários:

barconauta_ disse...

Já fotografei este menino ainda recentemente no Tejo! Olha por onde ele anda, é sempre bom ver os velhos conhecidos!

Manuel Bettencourt disse...

Amigo Ricardo, de facto este nome não me era estranho.
Vou te enviar um lik para o mail, que vais gostar
Abraço
Manuel

EstivadoresAveiro disse...

Ora aqui está um barco que nos visita regularmente aqui no porto de Aveiro.
Já me calhou carregar este barco, com cimento a granel e em pacotão. Não sabia que este barco ia descarregar também aos Açores.
Sempre aprender....
Abraço
Orlando Miguel08

antonio sáez disse...

En Açores y en Canarias. En Tenerife lo he visto varias veces descargando áridos en la punta del dique del Este. Salu2.

Manuel Bettencourt disse...

Bem Amigos se o navio já esteve em Tenerife, Aveiro, Lisboa e PDL, é um navio que simbólicamente nos une.
Abraço a Todos
Manuel

Anónimo disse...

São portos que servem os interesses comerciais da Cimpor, logo sendo este navio fretado para cargas exclusivas da Cimpor,vai demandando esses portos. Falta referir o porto da Praia em Cabo Verde, onde aporta frequentemente com cimento do centro de produção de Souselas, carregado no Porto de Aveiro.

Manuel Bettencourt disse...

Obrigado Caro Visitante, pela informação e pela sua visita.
Abraço volte sempre
manuel

barconauta_ disse...

Logo vi que podia estar ao serviço de interesses nacionais, mas desconhecia de quem. Um bom esclarecimento.

Paulo viveiros disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Paulo Viveiros disse...

Trata-se de um Navio muito bonito ao nível do Casario, a chaminé independente dá-lhe uma forma esguia.
è um Navio que gosto de observar todas as vezes que vem a Ponta Delgada.

Paulo Viveiros

Manuel Bettencourt disse...

Boas Ricardo é sinal que os nossos visitantes são pessoas bem informadas.
Abraço

Boas Paulo, sim é um navio bonito não só ao nivel de casario, por acaso gosto da sua aparência.Já agora Paulo sabes o que ele descarrega ai em PDL?
Um Abraço e volta sempre
Manuel

Paulo Viveiros disse...

Este navio veio de Setúbal e escala PDL mensalmente, penso que ele trás composto para cimento, a descarga é efectuada por uma grua Gottwald.
A ausência de gruas sobre o seu convês, facilita a descarga.

Manuel Bettencourt disse...

Caro Paulo Obrigado por responderes, assim ficamos com a informação actualizada.
Abraço e volte sempre
Manuel

Anónimo disse...

Manuel, esse navio para PDL a sua carga deve ser "clinquer". O clinquer é um dos componentes do cimento ao qual apenas falta adicionar gesso. Acho não estar enganado.

Manuel Bettencourt disse...

Caro Visitante, Obrigado, sabe que por vezes quando vejo os navios em PDl, ou em Lis (fotos), muitas penso que estaram eles a carregar ou a descarregar, estamos a importar ou a exportar? é sempre interessante saber o que fazem.
Sabe ás vezes tenho saudade dos tempos em que a RTPA dizia" Corvo em viagem de Lisboa para Leixões, Vitorino na PVT etc"
Abraço e volte sempre
Manuel