sábado, 16 de abril de 2011

N/M "Ponta do Sol" em S. Maria

 Graças à Generosidade e Colaboração do nosso amigo Mário Silva, é com prazer que fazemos uma primeira "visita" até o Porto de Vila do Porto, Santa Maria, outras se seguiram brevemente. As primeiras fotos do Porto de S. Maria, são referentes ao porta-contentores da Transinsular, "Ponta do Sol", que operou naquele porto ontem dia 15 de Abril,  este navio escala a ilha com uma frequência quinzenal, um modelo de transporte de carga contentorizada igual á Graciosa e Flores( Corvo).
O "Ponta do Sol", assegura também a ligação entre Açores e Madeira, escalando o porto do Caniçal, no seu regresso a Lisboa.
O "Ponta do Sol", foi construído nos Estaleiros Jiangsu Jiangyang Co Ltd, Yangzhou China, em 1997, com o casco nº JY94007 e originalmente nomeado de "Tettens".
Outros dados:
Lançamento à àgua: 20-09-1996
Nome original: "Tettens"  até 1998
                       "MSC Frisia" até 1999
                       "Monte Verde" até 2002
Nº IMO: 914 161 3
Ind. Chamada: CSCR
D.W.T.: 5184 tons.
T.A.B.: 4115 tons.
T.A.L.: 2005 tons.
Comprimento: 100,62 mts.
Boca: 16,20 mts.
Calado: 6,39 mts.
Cap. Teus: 356
Bandeira: Portuguesa.
Porto de registo: Lisboa.
Gruas: 2 x 40 tons.
Motor: Mak Motoren, 5384 hp.
(©) Copyright fotos: Mário Silva, S. Maria.
 

11 comentários:

barconauta_ disse...

Bonitas fotos, e venham mais da actividade deste porto. Parece que conheço esta história, mas com um navio chamado Ruby...achar, este também á azul, mas já foi monte verde! :-D

Anónimo disse...

Caro MMB

É com elevado agrado que nos é dado a partilhar fotos do porto de Vila do Porto, aproveitamos para agradecer a Mário Silva.
Esperemos ter notícias de Santa Maria mais amiúde.

Abraço

ErrE

Manuel Bettencourt disse...

Boas Amigo Ricardo, o nosso Amigo Mário Silva, enviou mais fotos que irei publicando, foi de facto uma alegria poder visitar S. Maria. Tens razão quanto ao Ponta do Sol, está para S. Maria como o Ruby para a Graciosa, quanto ás Flores se não estou em erro têm ido o Sete Cidades. Não vou dizer que devia ter mantido o nome de Monte Verde, porque têm o nome de um local da tua linda ilha, aliás este faz Açores Caniçal.

Abraço
Manuel

Amigo ErrE, o nosso Amigo Mário, já me envou outras fotos, para tua informação o Mário é um Terceirense de serviço em S. Maria, que gentilmente decidiu partilhar algumas fotos com todos os nossos visitantes.
Abraço para Ti e para a Paula
Manuel

Rui disse...

Acerca da ligação dos Açores para a Madeira, além do "Ponta do Sol", é muito frequente também vermos o "Sete Cidades" a faze-la, sendo que depois ruma a Leixões.

Manuel Bettencourt disse...

Caro Rui, Obrigado pela visita e comentário, fiquei a saber mais qualquer coisa, para ser sincero pensava que era apenas o Ponta do Sol, Obrigado.Já agora se me permite uma pergunta, quando vai o Sete Cidades substitui o Ponta do Sol? melhor explicado a ligação com a Madeira é sempre na semana ímpar certo?
Abraço e volte sempre,
Manuel

Rui disse...

Normalmente quando vai o "Sete Cidades", é em substituição do "Ponta do Sol". Em certas alturas do ano em que há mais carga, penso que a ligação chegou ou chega a ser semanal. Não lhe sei dizer especificamente se é na semana ímpar que a ligação quinzenal é feita. Nunca prestei atenção. Sei que o "Sete Cidades" às vezes faz essa ligação porque vejo-o passar em frente ao Funchal, vindo de Oeste, e vejo na página da APRAM que vem de Ponta Delgada, além de já o ter visto no Caniçal várias vezes e visto fotos do referido navio lá atracado. Nos anos 90 vi o "Monte Brasil" efectuar muitas vezes a ligação de Ponta Delgada para o Funchal. O "Monte da Guia" era mais raro.

Manuel Bettencourt disse...

Obrigado Rui, por responderes, eu explico porque fiz a pergunta: Como sabes a Boxlines escala a Graciosa na semana Par, anteriormente isso era feito na semana ímpar para permitir a ligação com a Madeira atravez da Transinsular, ora se houvesse ligação na semana do Ruby, podia-se exportar gado para a Madeira, um mercado muito desejado pelos agricultores, uma vez que pratica melhores preços.

Abraço e volta sempre os comentários são sempre bem vindos
Manuel

Anónimo disse...

Bom dia, estava a visualizar uns videos no youtube quando, descobri isto "http://www.youtube.com/watch?v=sTZqlb46oHQ&feature=related" O senhor Manuel Maria estava nesse momento no porto? pode explicar como aconteceu?

Manuel Bettencourt disse...

Caro Visitante, já estava á espera que um dia alguem me pergunta-se isso. Para informação de todos os que vêem este vídeo, quem o realizou foi um amigo meu de nome Carlos David, agora vejo este vídeo em vários sitios da net.
Caro visitante eu explico, mas não sei se o devo fazer aqui.
Se quiser posso fazer pelo meu mail manuelmariabett@gmail.com, acho que fazer isso aqui não ficaria bem, além de que a grua é da APTG. Tenho fotos que podem ajudar a explicar.
Se tiver outra sugestão diga.
Abraço e volte sempre,
Manuel

Emilio Costanera disse...

Manuel: Vi o video acima referido do acidente com a grua na Graciosa e realmente é impressionante. Só tenho uma coisa a dizer: Com um ferry apto a receber carga rodada, estes problemas deixam logo de existir... Mais um exemplo das vantagens dos navios RO-RO.

Manuel Bettencourt disse...

Boas Emilio, Obrigado pela visita e pelo comentário, de facto têm razão, um ro-ro têm essa vantagem.
Aqui já várias vezes se efectou este tipo de carregamento,

http://oportodagraciosa.blogspot.com/2009/10/s-gabriel-heavy-lift.html

Contudo aquilo que me refere e bem, vi suceder no Funchal com o desembarque de uma grua no Tijarafe, na altura tive o mesmo pensamento, mas gosto mais de ver estas operações com gruas.
Enfim quanto ao acidente aqui não poderei dizer muito mais.
Abraço e volte sempre
Manuel