Tanto o transporte marítimo como os portos devem ser pensados, não como entidades separadas, mas como componentes
interligados, como duas peças de uma engrenagem" Koji Sekimizu , Secretário-Geral da IMO

segunda-feira, 18 de junho de 2012

N/F "Lobo Marinho" e o porta-contentores "Funchalense 5", dois navios um sistema

Habitualmente se diz que uma imagem vale por mil palavras, esta foto do Amigo Élvio, autor do blog "O mar do Porto Santo", exemplifica na perfeição, o sistema do qual sou adepto,  praticado na Madeira-Porto Santo, assente na vertente Ferry/ Porta-contentores. Acredito que os dois métodos bem coordenados se complementam e são uma mais valia. Apetece-me perguntar "Quem tem medo deste sistema nos Açores? 
(©) Copyright foto: Élvio Leão, Porto Santo.

6 comentários:

Victor disse...

Manuel, um dia vai ter de reunir-se certa gente à volta de uma mesa por aí e as pessoas decidirem o que é que querem mas depois vão ter de explicar à população porque é que defenderam cada uma de suas posições. É para as populações ficarem a saber quem é que está "só para ser servido" (e faz pressão sobre as autoridades para que certo sistema se mantenha) e quem está "para ser servido mas também servir".

Manuel disse...

Amigo Victor, palavras sábias, triste região, que seu povo tem que sustentar certos interesses, que beneficiam pouco em detrimento de muitos.
Com a minha idade, não penso em mudar de ilha, nem de região, mas penso que os jovens de hoje já não poderão pensar da mesma forma.
O que eu pagava para ter politicos, que se preocupassem em primeiro lugar com o POVO AÇORIANO!
Um Abraço,
Manuel

Anónimo disse...

Boa noite! Uma questão.no banner do seu blog, está um navio porta contentores e o viking, correcto? :o não sabia que o vosso porto tinha essa capacidade.

abraços

Manuel disse...

Caro Visitante,obrigado pela visita, o banner a que se refere é do porto de Ponta Delgada (possui uma barra verde que diz Vessels in port of Ponta Delgada), este dados são emitidos pela antena do Azores Cruise Club. Tenho este banner graças ao amigo Bruno.
No porto da Graciosa, temos actualmente uma linha de atraque de 240 metros, não podemos ter 3 navios dessa dimensão em porto.
Um Abraço
Manuel

Anónimo disse...

Boa tarde! Obrigado pelo esclarecimento mas refiro-me ao logo do seu blog!

Manuel disse...

Pêço desculpa percibi mal, na foto está o Hellenic Wind (ex Viking) de saída e no interior do porto o navio do TMG, Paulo da Gama, que tem 50 metros e o Hellenic Wind 100, ora estes dois cabem perfeitamente no porto.
Um aBRAÇO,
mANUEL