domingo, 3 de junho de 2012

N/F "Express Santorini", e algumas considerações sobre o serviço ferry



 Na passada sexta-feira, o porto da Graciosa, registou a 6ª escala do N/F "Express Santorini", das 76 programadas para o ano de 2012.  Este navio tem cumprido a sua programação com pontualidade e regularidade, obviamente dependente das condições atmosféricas, mas isso acontece em toda a parte do mundo,  convém não esquecer que se trata do transporte de passageiros, o que leva a que também exista uma preocupação com o seu bem estar.
Dizer que os transportes deviam ser melhorados, principalmente no seu modelo global, também sou de acordo, mas não posso concordar com disparates como li num blog em que alguém afirmava que "os navios não cumprem horários, estão sempre avariados, deixam passageiros em terra". Ao ler estas afirmações, só me passou pela cabeça terem sido escritas por alguém que não quer que o serviço ferry se desenvolva. Pois bem vamos, a questões práticas, quantas vezes estes ferrys avariaram? Que me lembre apenas houve a questão da rampa do "Express Santorini", na Praia da Vitória ( ficou limitado apenas ás viaturas). Quanto a pontualidade, pelo menos no nosso porto, quer "Express Santorini" quer "Hellenic Wind", chegam praticamente sempre antes do seu ETA, e isso é fácil de provar existem dados registados. Quanto a passageiros, ficarem em terra, já vi acontecer, é verdade ( poucas vezes), mas convém perceber que o ETD de um ferry, não é o ultimo minuto de embarque, mas a hora de saída do porto,  antes disso é necessário, recolher prancha ou rampa, proceder à desamarração, e depois partir, aliás basta fazer uma visita ao site da Atlânticoline, para se informarem da hora de embarque (Cláusula 5.ª-Embarque), convém não confundir um ferry com um táxi ao nosso serviço. Critiquem o que acharem conveniente, mas façam-no de forma construtiva e verdadeira.
Ler contrato de transporte AQUI.
(©) Copyright fotos: MM Bettencourt, Graciosa.

2 comentários:

simão bessa disse...

Sem dúvida:esse comentário é um disparate!
O que foi referenciado nesse blogue geralmente acontece é nos aviões!
Normalmente são esses que têm atrasos!
Com os navios de facto nunca vi dessa forma atrasos assim todos os dias!
Abraço!
Simão

Manuel Bettencourt disse...

Caro Amigo Simão, como bem dizes tenho a impressão que se analisarmos os horários da Sata teremos mais atrasos que os ferrys. Numa viagem para a Terceira de avião esperei mais de 4 horas no terminal, este tempo somado ultrapassa o tempo de espera que eventualmente acontece com os ferrys num ano no porto da Graciosa. Esperei esse tempo porque tive a infelicidade de viajar com o Governo!
Isto de falar mal dos ferrys já é uma moda!
Abraço,
Manuel