terça-feira, 5 de junho de 2012

Lanchas de Pilotos "Ilhéu do Lido" e "Ilhéu do farol"




Recentemente a APRAM, SA, inaugurou as lanchas de Pilotos,  "Ilhéu do Lido" e "Ilhéu do Farol", construídas nos Estaleiros Navais de Peniche,SA. As fotos apresentadas não são recentes (  na devida altura fizemos referência a esta cerimonia), mas como são bonitas, e além disso  trata-se de valorizar um produto nacional decidi publica-las.
As duas modernas lanchas  são resultado de um projecto integrado da Camarc(design do casco), e Estaleiros Navais de Peniche, que elaboraram algumas alterações, visando um melhor e mais eficiente aproveitamento do espaço, como por exemplo o facto de estas possuírem uma espaçosa casa das máquinas, o que facilita certamente a operação de manutenção/reparação, tendo este trabalho de optimização sido levado a cabo pelo Departamento Técnico dos ENP, que para este projecto teve como responsável o Eng. José Miguel Silva. De realçar que estas duas lanchas foram construídas dentro do prazo estipulado (6 meses), colocando os Estaleiros de Peniche, como uma bandeira da construção naval nacional, tendo dentro do segmento de lanchas de Piloto, levado a cabo até ao momento 8 construções que executam com distinção as suas funções ao serviço da Pilotagem e dos Portos Nacionais.

(©) Copyright fotos: Sérgio Ferreira, Madeira.

6 comentários:

Victor disse...

É sempre bom ver os portos nacionais a equiparem-se ou reequiparem-se, pese embora a crise. Os portos insulares nos últimos anos, quer em rebocadores, quer em lanchas de pilotos, modernizaram bastante as suas frotas depois de dezenas de anos em que pouco ou nada de novo se viu e a desactualização já era bastante evidente.

Manuel Bettencourt disse...

Amigo Victor, coloquei estas fotos, porque hoje vi a "Electra", efectuar mais um reboque de uma embarcação de pesca que avariou e pediu ajuda ( vou fazer post), a aposta numa lancha tipo Electra para um pequeno porto como o meu, foi uma enorme mais valia, além do mais foi construída em Portugal. De facto temos vindo a ver a uma renovação destes equipamentos, ainda bem, afinal também se trata de questões de segurança.
Um Abraço,
Manuel

MMS disse...

Para mim, esta Ilheu do Lido e Ilheu do Farol são das lanchas mais feias que já vi. Não gosto muito de lanchas que tenham muita extensão, gosto mais das lanchas apenas com o comprimento da Eletra, Josse Van Hurtere, Portas do Mar, etc. Abraço

Manuel Bettencourt disse...

Caro MMS, obrigado pelo comentário, estas em relação à Electra tem a vantagem de ter mais espaço na casa das máquinas, mas para além disso, não trocava a Electra por estas, que me perdoe o meu amigo do estaleiro, acho a Electra uma lancha equilibrada em todos os aspectos, mas como é obvio trata-se de uma opinião de um suspeito.
Cumprimentos,
Manuel

Anónimo disse...

Boa Noite Caro Manuel
É sempre bom fazer aqui uma visita.
É bom ver o teu interesse e a maneira como defendes os interesses nacionais.
Não posso deixar de tentar fazer um esclarecimento em relação às últimas duas lanchas de pilotos que os ENP construíram.
Estarás recordado, e na altura fizeste um post com as características principais dessas lanchas, elas têm somente mais 800mm que a vossa ELECTRA e EUROPA, de resto têm a mesma boca e pontal.
A lancha parece maior por ter a superstrutura mais a ré o que lhe faz a proa mais lançada e foi assim desenvolvida para corresponder aos requisitos da APRAM.
De resto, é mesmo um esclarecimento, principalmente para o comentário do MMS porque sabes que também eu sou suspeito e gosto de todas elas, cada uma tem a sua particularidade. Os ENP já vão na 7ª e 8ª lanchas de pilotos, aos pares, duas para APL, duas APTG, duas APDL&APVC (estas até são diferentes entre si) e finalmente duas para a APRAM (também estas com duas nuances que as destinguem).
Em suma, gostos são isso mesmo, cada um tem o seu e só temos de respeitar.
Obrigado pelo vosso interesse na Construção Naval Nacional.
Cumprimentos,
JMS

Manuel Bettencourt disse...

Meu Caro Amigo JMS, Obrigado, o prazer é meu em ter a sua visita, como sabe eu não posso nem devo entrar em questões técnicas que não domino minimamente, apenas tenho em conta a questão visual e sentimental, como deve imaginar, não troco a Electra por lancha nenhuma, "jamai".
A Electra tem demonstrado uma polivalência excepcional, é um excelente produto seja em que parte do mundo for, e pode acreditar que é bem tratada.

Um Abraço
Manuel