Tanto o transporte marítimo como os portos devem ser pensados, não como entidades separadas, mas como componentes
interligados, como duas peças de uma engrenagem" Koji Sekimizu , Secretário-Geral da IMO

domingo, 3 de junho de 2012

N/F "Express Santorini", utilizando a rampa ro-ro da Praia da Vitória





Depois de termos observado a utilização da rampa ro-ro, de Santa Maria, temos agora a oportunidade de observar o ferry "Express Santorini", utilizando a rampa ro-ro do porto da Praia da Vitória.  Convém referir que não se trata de  uma estreia na utilização desta rampa. Ao ver estas imagens e tendo em conta que a Atlânticoline faz do porto da Praia da Vitória, placa giratória para os dois ferrys, fico pensando se no futuro assim continuar, faria todo o sentido haver mais uma rampa ro-ro, pois eventualmente no futuro em que existam ferrys apenas com rampa de popa, não se poderá proceder a duas operações conjuntas como agora acontece.
(©) Copyright fotos: Cmdt. Rui Carvalho, Praia da Vitória.

8 comentários:

Rui Carvalho disse...

Caro MMB

Se tiveres a amabilidaede de publicar a nossa proposta para a expansão do porto da Praia da Vitória, lá está o novo cais de ferry/cimenteiro.

Abraço

ErrE

Manuel disse...

Caro Amigo ErrE, é que é já a seguir!
Saludos
Manuel

Victor disse...

Manuel, no caso de uma futura ligação ferry dos Açores para o exterior escalar apenas em PDL e ser lá que se tente conjugar a atracação de vários ferrys no mesmo dia e num curto espaço de tempo para o translado das pessoas dos ferrys mais pequenos inter-ilhas para o maior, seria de pensar em construir outra rampa 1º em PDL. Minha opinião claro. A Não ser que se queira insistir em utilizar ferrys com rampas laterais em alguns casos mas penso que não se quererá andar para trás. Na sequencia disso ir pensando na tal rampa maior que deveria ser construida no molhe comercial para o tal ferry de maior dimensão para o exterior ou outro navio Ro/Ro qualquer que necessite utiliza-la como é o caso do navio com a logistica para o rallye.

Manuel disse...

Amigo Victor, obrigado pelo comentário, acho que tem razão, quanto a uma rampa no porto comercial de PDL, mas aqui faço uma pergunta: Qual o futuro do cais comercial de PDL? Sou da opinião que o caís está desactualizado falando-se em várias hipóteses.
Quanto a uma ligação PDL exterior humm não sei vai acontecer o que aconteceu à Armas!
Abraço,
Manuel

DavidB disse...

Gostei muito das fotos especialmente a utilização da porta principal do ferry ..

Esse camião do Oceanario so conseguiria ser transportado no ferry utilizando a porta principal do ferry e não as laterais como até agora ....

Diga-me uma coisa existe alguma restrição no transporte para os portos onde as rampas ro/ro já estão a funcionar ...

Sera que pronto veremos uma trela num dos ferrys?

Manuel disse...

Amigo DavidB, tem toda a razão este camião do oceanário é um perfeito exemplo da mais valia da utilização da rampa de popa.
Quanto a restrições, essa é uma boa pergunta, vou ver no site da Atlânticoline, se o tarifário prevê este tipo de viatura.
Quanto a mais do que isto, não acredito, será uma "mini guerra Armas".
Abraço,
Manuel

DavidB disse...

O Armas não é tão perfeito como muitos pensam veja a polemica na Ilha del Hierro

http://camioneyguaguasdecanarias.blogspot.pt/search?updated-max=2012-06-01T14:58:00%2B01:00&max-results=7

a diferença Del Hierro para a Madeira é que lá todos os politicos uniram-se para reclamar má actitude do Armas em largar a linha aqui uns acharam que poderiam ganhar votos com a situação e apoiram o Armas

Manuel disse...

Amigo DavidB, Obrigado gostei imenso de ver a união dos habitantes de Hierro e o vídeo da manifestação.
Quem me dera que os políticos lutassem efectivamente pelas suas ilhas e não apenas pela bandeira partidária.
Quanto à Armas, atitude feia, eles lá sabem da sua vida mas não gostei!
Abraço,
Manuel