Tanto o transporte marítimo como os portos devem ser pensados, não como entidades separadas, mas como componentes
interligados, como duas peças de uma engrenagem" Koji Sekimizu , Secretário-Geral da IMO

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Campanha 'Açores Entre Mares' sensibiliza para a proteção do ambiente marinho


© Copyright texto e foto: GaCS/DRAM
A campanha 'Açores Entre Mares 2015', dinamizada pelo Governo Regional, vai realizar-se em todo o arquipélago a partir de quarta-feira, 20 de maio, Dia Europeu do Mar, e até 8 de junho, data que assinala o Dia Mundial dos Oceanos, com o objetivo de alertar a população para os efeitos nocivos do lixo marinho, identificado como um dos grandes problemas ambientais da atualidade.

A iniciativa, que este ano decorre sob o lema “Lixo Zero no Mar dos Açores”, pretende sensibilizar a sociedade açoriana para a necessidade de gerir melhor os resíduos produzidos, em especial plásticos, que, muitas vezes de forma inadvertida, acabam nas zonas costeiras e no mar.

No âmbito desta campanha, a Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional dos Assuntos do Mar, vai apresentar o Plano de Ação para o Lixo Marinho nos Açores - PALMA, um instrumento estratégico que inclui mais de uma dezena de projetos e iniciativas para dar a conhecer este problema nas águas da Região e para minimizar o seu impacto ambiental, em linha com a Diretiva Quadro Estratégia Marinha e com as políticas nacionais e internacionais sobre a matéria.

O programa da edição deste ano do 'Açores Entre Mares' contempla dezenas de ações em todas as ilhas, promovidas em parceria com os Parques Naturais de Ilha, Centros de Ciência regionais, organizações não governamentais de Ambiente e clubes navais, entre outras associações e entidades.

Além da apresentação de um projeto de monitorização das campanhas públicas de limpeza costeira e subaquática em todas as ilhas do arquipélago, o programa integra diversas iniciativas, como a exibição de filmes selecionados do Festival Cine-Eco de Seia.

O 'Açores Entre Mares' é organizado pelas secretarias regionais do Mar, Ciência e Tecnologia e da Agricultura e Ambiente, através das direções regionais dos Assuntos do Mar e do Ambiente, em parceria com a Azorina.

O programa desta campanha, em permanente atualização, está disponível no endereço eletrónico www.azores.gov.pt/entremares.

Para informações adicionais, os interessados podem contatar o Parque Natural de Ilha ou a Direção Regional dos Assuntos do Mar, através do endereço eletrónico mares@azores.gov.pt.

Sem comentários: