Tanto o transporte marítimo como os portos devem ser pensados, não como entidades separadas, mas como componentes
interligados, como duas peças de uma engrenagem" Koji Sekimizu , Secretário-Geral da IMO

sábado, 31 de dezembro de 2011

Os últimos amanheceres de 2011.

Saga Ruby e Boudicca. Tenerife, 28 Dezembro 2011.
P & O Aurora (precisamente). 29 Dezembro 2011.
AidaBella. 30 Dezembro 2011.
Lord Nelson (veleiro). 31 Dezembro 2011.
Deseo a todos los amigos, que el Año 2012 sea mucho,
MUCHO, más venturoso que este año, que ahora acaba.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

O ex Costa Europa.

2002, es sobrepasado por el Jet-foil P. Guayarmina.
2004, arrivando con el anterior Aidablu (hoy Ocean Village, Pacific Jewel).
Names:
1986—1988: Homeric
1988—2002: Westerdam
2002—2010: Costa Europa
2010 onwards: Thomson Dream

Owners:
1986—1988: Home Lines
1988—2002: Holland America Line
2002 onwards: Costa Crociere
2010 onwards: Thomson Cruises



1986, Meyer Werft,
Papenburg, Germany
Tonnage: 54,763 GT
Length: 243.23 m
Beam: 29.73 m
Draught: 6.50 m
Speed: 20 kn
Capacity: 1506 passengers
Crew: 600


Hoje tratamos de um dos navios mais asiduos ao porto de Santa Cruz, o ex Costa Europa que baixo a senha de Costa Crociere realizou mais de 100 escalas em Tenerife, entre os anos 2002 a 2009. Agora volta a nosso porto baixo as cores de Thompson Cruises e com o nome de Thomson Dream.
Este navio em seus 25 anos de vida tem conhecido quatro proprietários diferentes. Em 1990 submeteu-se-lhe a um alongamento em seu eslora, para melhorar sua capacidade. Por sua silhueta, bastante clássica e sua frequente presença, é um de nossos favoritos.
2011, Thomson Dream con sus actuales colores.
(©) Copyright texto e imágenes: Antonio Sáez, Tenerife.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Até Breve, Amigo "Ruby"

 Aqui, a Policia  Marítima usa EPI´s, muito bem, é um bom exemplo para todos.
Um navio é uma máquina fantástica, feita de metal, madeira etc, mas para mim o mais importante são as pessoas, são elas que lhe transmitem a alma, o "meu" "Ruby" tem uma boa alma , composta por  gente competente, educada e amiga, espero um dia ter o Prazer de voltar a ver este navio no meu porto, talvez seja difícil, mas o sonho comanda a vida. Ao Cmdte. António Curto,  ao Fernando, Zé Manel, Horácio, José Maravalhas e restantes tripulantes, Até Breve, que Deus vos proteja!
Com a despedida do "Ruby", fiquei pensando que a Box Lines, tal como sempre a conheci  está a extinguir-se,   trocar de navio não é o fim do mundo, mas juntando isso aos despedimentos, fico com a sensação de que esta empresa está a perder rapidamente a sua identidade, não sou gestor, mas na minha muito humilde forma de pensar esta é a forma mais rápida de destruir uma empresa, uma empresa sem identidade, é o quê? vai para onde? pensa o quê? talvez aquele nevoeiro que apareceu na despedida do "Ruby" queira dizer mais qualquer coisa.
Se eu fosse dono da Sumol, nunca aceitaria vender o meu sumo numa lata da Coca-cola, e você? Será que o "Ponta do Sol" vai chegar aos Açores para operar pela Boxlines com as cores da Transinsular?  Veremos a 11 de Janeiro de 2012!
(©) Copyright texto vídeo e fotos: MM Bettencourt, Graciosa.

Atlânticoline, apresenta operação 2012 - "Express Santorini" e "Hellenic Wind" de regresso aos Açores

 

Terminou no passado dia 2 de Outubro a Operação 2011 com um balanço positivo face à taxa de ocupação registada. Impera agora a preparação da Operação 2012.
Tendo em conta as contingências económicas e sociais que se antevêem para o próximo ano, a Atlânticoline apresenta uma previsão conservadora para os seus objectivos alinhando as suas perspectivas em todo o mercado nacional e regional, não obstante o desenvolvimento de estratégias comerciais dinâmicas e inovadoras que considera atractivas para os consumidores.

A Operação 2012 terá inicio a 10 de Maio e termina a 30 de Setembro, contando assim com mais 5 dias que em 2011.
Os horários já se encontram concluídos, contemplando um aumento de 10 viagens face a 2011, estando previstas um total de 580 viagens.
A Operação 2012 irá realizar-se igualmente com dois navios Ro-Ro, mantendo-se a estratégia utilizada em 2011 relativamente à distribuição das rotas por navio:

  • Express Santorini (10 Mai - 30 Set)          Grupo central e oriental na época baixa

                                                                              Grupo central e ocidental na época alta

  • Hellenic Wind         (7 Jun - 10 Set)           Ilhas Santa Maria, São Miguel, Terceira e Graciosa


Esta estratégia traduziu-se positivamente nos valores registados ao nível da taxa de ocupação de passageiros com uma variação na ordem dos 43%, e da taxa de ocupação de viaturas com uma variação de 62% face ao ano anterior, não obstante tenha havido uma ligeira diminuição no número de passageiros e viaturas transportados, tendo-se registado 124.949 e 17827, respectivamente. Esta redução foi originada em grande parte pela redução de viagens, ou seja, menos 270 ligações e menos 22 dias de operação que em 2010.
Relativamente à estratégia comercial para 2012, pretende-se manter as viagens temáticas realizadas em 2011 dada a procura significativa nesses dias. Assim, a viagem “Escapadinha a Santa Maria”, que consiste numa viagem de ida e volta no mesmo dia de São Miguel a Santa Maria, irá realizar-se em 2012 sete vezes (mais 3 que em 2011). Também a viagem “Paraíso Ocidental”, que consiste em desfrutar a ilha das Flores durante o fim-de-semana, será efetuada em 3 fins-de-semana (mais 1 que em 2011). A dinamização da viagem para a Peregrinação ao Senhor Santo Cristo dos Milagres também será contemplada em 2012. Serão efectuadas ainda 3 viagens à ilha das Flores que permitirá aos nossos passageiros permanecer uma semana completa naquela ilha.
Não se prevê que o tarifário para 2012 sofra alterações face a 2011 para além do ajustamento na tarifa de idoso, embora ainda esteja em fase de conclusão. Irá manter-se a tarifa Interjovem dado que os portadores do cartão Interjovem continuam a utilizar em grande número os serviços prestados pela Atlânticoline tendo-se registado, em 2011, um crescimento de 2% em relação ao ano transacto. Viajaram, este ano, nos nossos navios a operar na Região, 47.555 jovens.

Como referido, a tarifa Idoso sofrerá um ajuste, dado que já há alguns anos que se tem mantido inalterada, ficando a viagem de ida e volta a 15€. Registamos ainda que o número de passageiros transportados ao abrigo do protocolo assinado com a Secretaria Regional do Trabalho e Solidariedade Social, que permite às pessoas com mais de 65 anos ou a portadores de deficiência viajarem com desconto, foi de 10.013. Estamos ainda a trabalhar numa oferta específica para o residente açoriano, para que possa ‘ir de férias cá dentro’, que contamos apresentar na BTL 2012.   
Para 2012, a Atlânticoline prevê transportar cerca de 112.500 passageiros e 16.100 viaturas.
Press Realese: Atlanticoline

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Navio de cruzeiros "Astor" em Ponta Delgada




O navio de cruzeiros, "Astor" encerrou 4ª feira, a época de cruzeiros nos Açores, neste caso em Ponta Delgada. As fotos aqui públicadas e referentes à sua saída do terminal de cruzeiros Portas do Mar, são da autoria do nosso Amigo António Simas, também da sua autoria é a magnifica foto que embeleza o cartaz anunciando o Revellion 2011-2012 nas Portas do Mar, Parabéns è uma bela "pintura".
(©) Copyright fotos: António M. Dias de Símas, Ponta Delgada.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Boas Festas

Feliz Navidad y Próspero Año Nuevo.
Καλά Χριστούγεννα και Ευτυχισμένο το Νέο Έτος.
Merry Christmas and Happy New Year.
Joyeux Noël et Bonne Année.
Frohe Weihnachten und Happy New Year.
God Jul og Godt Nytt År.
Buon Natale e Felice Anno Nuovo.
Hyvää Joulua ja Onnellista Uutta Vuotta.
Prettige Kerstdagen en Gelukkig Nieuwjaar

A Safehaven Marine entregou as duas primeiras lanchas de Pilotos destinadas ao porto das Velas e S. Roque

A Safehaven Marine, entregou na passada semana as duas primeiras lanchas de Pilotos à Portos dos Açores- DGPTO, as duas  lanchas fazem parte de uma encomenda de 4 destinadas à então APTO,SA. Nomeadas de "Álvaro de Ornelas" e "João Vaz Corte- Real", são destinadas aos portos de S. Roque,   e Velas  respectivamente. As restantes duas construções serão entregues pelo estaleiro irlandês a meados de Abril de 2012 e destinam-se ao porto da Horta e Lajes da Flores.
Post´s relacionados:
Testes de mar-Foto Safehaven Marine

Algumas novidades sobre a reorganização da frota de porta-contentores insulares

 Como anunciado recentemente, os tempos difíceis que se avizinham levaram a que os Armadores nacionais que operam nas linhas de Açores e Madeira, reorganizassem a frota e escalas. Uma das decisões que se ouvia à muito e referente à Box Lines, tinha a ver com a retirada do N/M "Ruby", da linha dos Açores, numa primeira fase ouvia-se rumores que o navio deixaria a frota da Boxlines, mas a decisão do Armador madeirense passa por coloca-lo na linha da Madeira, substituindo o N/M "Christina I", enquanto que o afretamento do N/M "Ponta do Sol" à concorrente Transinsular, visa substituir o N/M "Ruby" na linha dos Açores juntando-se ao N/M "Madeirense 3".
Como todos nós  sabemos a Transinsular assegura uma ligação quinzenal entre Ponta Delgada e Caniçal, essa importante ligação era até agora efectuada pelo "Ponta do Sol", mas em virtude de este estar em breve afecto à Boxlines, será o N/M "Sete Cidades" a assegurar a ligação entre os dois arquipélagos, sendo que esta ligação mantém-se na semana ímpar,  semana que agora também passa a ser a que permite ligação à ilha das Flores, a ilha passa então a poder exportar gado para a ilha da Madeira, algo que penso ser positivo para a economia da ilha.
(©) Copyright fotos: Sérgio Ferreira e João Abreu, Madeira; Rui Agostinho, Lisboa; JJCM, Barcos+ Navios; César João, Flores 

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

SRE, Vasco Cordeiro anuncia concurso para construção da rampa roll on roll off do Porto da Graciosa, construção da Marina da Barra e contratação de Piloto de Barra.

O Governo dos Açores vai lançar brevemente o concurso para a construção de uma rampa roll on roll off no Porto da Graciosa, anunciou hoje o Secretário Regional da Economia. “O projecto está já concluído, pelo que o concurso público avançará no início do próximo ano”, revelou Vasco Cordeiro.
O governante, em declarações à comunicação social no final de uma visita ao Porto da Praia da Graciosa, recordou que este investimento “integra-se no compromisso assumido pelo Governo dos Açores de dotar todos os portos da Região utilizados na operação ferry com rampas deste género até ao final da actual legislatura”.
Segundo Vasco Cordeiro, os investimentos referentes a São Jorge e à Graciosa serão executados agora, sendo que “no caso do Pico e do Faial os projectos se encontram já em fase de procedimento de contratação”.
Para o Secretário Regional da Economia as intervenções que estão a ser realizadas nos portos regionais que vão ser dotados de rampas roll on roll off “revestem-se de uma grande importância estratégica, não apenas para a operação sazonal de transporte marítimo de passageiros e viaturas, mas também pela modalidade de movimentação de carga que permitem”.
“Este é um contributo de grande importância para as nossas ilhas”, considerou Vasco Cordeiro, sustentando que a construção das rampas “mesmo não dispensando o transporte contentorizado, constitui um dos alicerces principais em que assenta a aposta do Governo dos Açores de permitir que se retire todo o potencial de uma movimentação rápida, simples e eficaz de mercadorias entre as ilhas da Região”.
Fonte e foto: Gacs.
Na visita à ilha Graciosa o SRE, Vasco Cordeiro, foi acompanhado pelo Presidente da Portos dos Açores, SA, Eng. Fernando Nascimento, e pelo responsável desta empresa pelo Departamento de Infra-estruturas, Eng. Francisco Silva, uma vez que todas as decisões anunciadas pelo governante vão ser levadas a cabo pela PA.Para além da acima referida rampa ro-ro, que  tenho esperança venha a ser um dos pilares que futuramente suporte  a implementação do tão falado mercado interno, foi também anunciada a participação da Portos dos Açores, SA, na construção da tão desejada Marina da Barra, sendo que esta obra será executada em parceria com a Câmara Municipal. Outro anuncio dizendo respeito à actividade portuária tem a ver com  a contratação de um Piloto de Barra para a ilha Graciosa, sendo que o concurso terá lugar em 2012.
(©) Copyright fotos: MM Bettencourt, Graciosa.
Imagem: Google Earth
Desenho pessoal, apenas como mero exemplo da localização da futura rampa.

Vídeo RTP Açores/ Reporter Luís Costa- Graciosa Online.

domingo, 18 de dezembro de 2011

Dia de N/M "Ruby" no porto da Graciosa

Sábado passado o N/M "Ruby", efectuou mais uma escala no porto da Graciosa, contudo neste post não me apetece falar sobre algumas questões relacionadas com a reestruturação da frota da Box Lines na linha dos Açores.
Hoje apenas me apetece dizer, que é um prazer trabalhar neste dia, o "Ruby" personifica no meu porto a  ideia genial do Sr. Malcon Mclean, o Cmdte. António Curto e sua Tripulação conquistaram o meu Respeito e Admiração, e sabem que eu e muitos mais não  compreendemos esta alteração.
(©) Copyright fotos e vídeo: MM Bettencourt, Graciosa.