quinta-feira, 16 de agosto de 2012

O "Santo", a velocidade e o vento











Ontem o "Express Santorini", efectuou mais uma das suas escalas na Graciosa, de especial o facto de esta representar o regresso de muitos visitantes depois de terminadas as principais festas da ilha, embora outras de menor dimensão continuem a animar residentes e visitantes.
O vento ameaçava complicar o dia, mas com este novo alinhamento do caís aliado à capacidade de manobra do "Express Santorini", bem comandado pelo Cmdt Stefanos, lá voltou a vencer o vento, para alegria dos que pretendiam embarcar, e minha que sou adepto deste navio!
Enquanto se espera o ferry, a  pergunta mais vezes efectuada é " O navio está atrasado?", ao que sempre respondo da mesma forma, "Isto não é a Sata, pelo menos no porto da Graciosa os ferrys são pontuais". Imagine-se que um ferry ficava imobilizado devido a uma avaria durante 2 dois dias como aconteceu com um avião da Sata nas Flores, ai,ai, era o fim do mundo e ainda dava tempo de começar outro!
Tenho a sensação que por vezes se tornou hábito falar mal dos ferrys, obviamente que cada um é livre de ter opinião, mas faz-me alguma confusão que pessoas com alguma responsabilidade(jornalistas), digam certas asneiras, critiquem mas façam-no de forma verdadeira. À pouco tempo lia alguém escrever, que o navio nem 17 nós atingia, enfim fiquei logo a ver que era um "expert", ainda para mais quando podemos recorrer a programas como o Localizatodo ou o MarieTraffic, que nos permitem observar a velocidade dos navios, contudo não esquecer que estes tem um horário a cumprir, aliás basta observar o horário da Atlânticoline, para perceber que existem diferenças nas velocidades estipuladas consuante a rota, e que os navios por vezes se adaptam ás condições do mar para proteger os seus passageiros.
Pois bem aqui fica uma imagem do GPS do N/F "Express Santorini", onde se regista a velocidade de 20,4 nós!
(©) Copyright fotos: Anabela Bettencourt, Graciosa.
(©) Copyright foto: Stefanos Papadopoulos, N/F "Express Santorini".



O vídeo não é referente ao dia de ontem, mas ilustra manobra semelhante enfentando o vento.

7 comentários:

Miguel Nóia disse...

Olá Manuel . Concordo com tudo o que disseste. Mesmo sendo um navio menos novo ( nunca digo velho ) , tem servido de forma exemplar sem falhas nem avarias e com uma pontualidade britânica. Algum caso fora do normal nem sequer é falado , sendo assim toda a gente está contente com o serviço prestado .

Anónimo disse...

Agora os Estudios The MM 1971 já tem uma repórter e tudo . Modernices ... :)

Manuel Bettencourt disse...

Amigo Miguel, já falamos sobre o Santorini e sobre a velocidade, quer se queira quer não estes navios teem cumprido a sua missão, longe vão os tempos em que a Graciosa aparecia na Tv por mais um cancelamento, hoje até pode estar vento de 100 nós e o navio operar que ninguém fala nisso dá-se mais valor a um cancelamento do que a uma época cumprida sem falhas.
Irrita-me alguns falarem de velocidade e de considerações sobre outros navios, quando nem informados estão, tornou-se fácil e bonito por vezes falar mal dos navios.
Toda a gente é livre de opinião, mas essa opinião deve ser baseada na verdade.
Abraço
Manuel

Os estudios TheMM1971, estão a ponderar mudar a sua sede fiscal para hollywood, ou para a holanda, estou ainda indeciso vou fazer a entrevista ás futuras secretárias e depois decido com base em certos critérios defenidos por mim :)))

Abraço,
Manuel

barconauta_ disse...

Pois é Manuel com secretária é outro luxo.

Resta dizer que essa posição do GPS do Santo foi ao largo do porto da ilha Terceira, não vão os jornalistas pensar que foi registada com o navio atracado no porto da Graciosa, só para a foto. Eheh

Abraço

Ricardo

Manuel Bettencourt disse...

Ricardo tens toda a razão, esta posição como bem dizes é ao largo da Terceira, e já agora numa viagem de Velas-Praia da Vitória, nesse dia estava a olhar para o Localizatodo e vi que o navio ia a 19 nós, pensei na altura que provavelmente ia atingir os tais 20,4 nós (já sabia que conseguia fazer isso), infelizmente na altura não estava a olhar o Localiza.
Obviamente que isto não é velocidade de serviço.

Um Abraço,
Manuel

Ildefonso Ávila disse...

Excelente comentário amigo Manuel. Estou plenamente de acordo, aliás fiz uma viagem de S. Miguel até ao Pico, com mudança de barco para o Santorini na Terceira, e paragens na Graciosa e S. Jorge e posso dizer que nem um minto tivemos de atraso, e não exagero nenhum. Mas como disse uma vez aqui, alguns jornalistas trabalham no interesse de alguns partidos. Enfim como dizia minha avó, "mais fácil falar da vida dos outros do que na nossa". Cumprimentos.

Manuel Bettencourt disse...

Amigo Ildefonso, totalmente de acordo com o seu comentário, nem mais nem menos!
Abraço
Manuel