Tanto o transporte marítimo como os portos devem ser pensados, não como entidades separadas, mas como componentes
interligados, como duas peças de uma engrenagem" Koji Sekimizu , Secretário-Geral da IMO

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

"Funchal", no porto da Praia da Vitória /Reportagem fotográfica de Carlos Medeiros e José Chora




© Copyright fotos: Carlos Medeiros; José Chora, Praia da Vitória.
É com enorme  Prazer, que partilho esta  excelente  reportagem fotográfica, da autoria dos Amigos Carlos Medeiros e José Chora,  que nos relata o histórico regresso do emblemático paquete "Funchal", aos Açores, neste caso específico o porto da Praia da Vitória, ilha Terceira, onde atracou cerca da 9 horas, tendo largado às 19:30, rumo a Lisboa, concluindo assim o seu cruzeiro pelos Açores, que incluiu também escalas em Santa Maria, Ponta Delgada, Horta, de onde o navio chegou procedente.
 O navio "Funchal", projectado por, Rogério Oliveira, é uma das embarcações mais emblemáticas da marinha mercante portuguesa, originalmente pertencente à frota da "Empresa Insulana de Navegação", opera agora com as cores da Portuscale Cruises, empresa nacional recém criada pelo empresário Rui Alegre.
O meu Sincero Agradecimento aos Amigos, Carlos Medeiros e José Chora, pela generosa partilha destas belas imagens!
Nome: FUNCHAL.
IMO: 5124162.
Indicativo de Chamada: CSBM.
Numero de MMSI: 255971000.
Bandeira: Portugal.
Porto de Registo: Madeira.
Operadores: SCMA- Lisboa, Portugal.
Ano de Construcao: 1961.
Estaleiro: Helsingor Skibsvaerft og Maskinbyggeri A/S- Helsingor, Dinamarca. Casco#353.
Numero de Conves: 3.
Comprimento Fora a Fora: 152,65 metros
Comprimento entre Perpendiculares: 138,50 metros
Boca Maxima: 19,08 metros.
Pontal: 9,15 metros.
Calado: 6,32 metros.
Altura: 39,00 metros.
Deslocamento: 8,870 toneladas.
Arqueacao Bruta: 9,563 toneladas.
Arqueacao Liquida: 3,759 toneladas.
Porte Bruto: 2,975 toneladas.
Numero de Cabines: 241.
Numero de Camas: 570.
Numero de Tripulantes: 165.
Gruas: 4 de 3 toneladas cada.
Potencia de Maquinas: 2X Werkspoor (Holanda) 10,002 hp (7,356 kw).
Velocidade de Cruzeiro: 14,50 nos.
Velocidade Maxima: 17,00 nos.
Trabalho de recolha de dados técnicos: Paulo Peixoto, Boston.










2 comentários:

CAP CRÉUS disse...

Boa reportagem!

Manuel disse...

Caro Cap Créus,

De facto também gosto das fotos!

Cumprimentos e volte sempre
Manuel