terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Tenerife: navíos semi-submersivel.

O navio semisub mersivel "Hawk" chega a Tenerife carregando a imponente plataforma petrolífera "Rowan Viking", desde Singapura para transladarla até o Mar do Norte, na área de Kirkcaldy (Escócia), em onde será realocada nessa zona petrolífera. Ambos chegam no dia 17 permanecendo no antepuerto mais de 24h, até que são transladados à zona de fondeo nas imediações do dique do Leste. Atualmente as tarefas de abastecimento de combustível pela barcaza "Spabunker 61" estão a finalizar.
O Hawk é em realidade um petroleiro reconvertido, construído no anterior R. da Jugoslávia em 1988 (astilleros Brodogradiliste Brodosplit) como "Jahre Transporter". Em 2008 foi adaptado para semi sumergible (grandes ónus) 10m de calado (em imersão máxima: 23m) com uma comprimento total de 225m e uma manga de 44m. Possui uma coberta diáfana de 157ml com uma superfície total de 6.900m2. Incluímos uma foto do "Jahre Transporter" dantes da sua "operação cosmética" de 2008.
Jahre Transporter antes de 2008. (©) Daniel Ferro.
Assim mesmo no dia 18 chega outro navio de parecidas características do Hawk, o "Triumph" de Dockwise, com bandeira nas Antillas Holandesas, procedente de Nova orleans, USA, com destino Marrocos. A diferença do "Hawk", vai em lastre. As fotos contemplam ao "Hawk" e o seu ónus, durante o primeiro dia ao passo do V. Tauce, navegando para Valverde na ilha do Hierro. Posteriormente na sua deslocação até a zona de fondeo, e a incorporação do navio semi sumergible "Triumph". Agora está em abastecimento pela "Spabunker 50". É provável que ambos navios partam esta meia noite para os seus respetivos destinos.
Triumph, de Dockwise.
Triumph, Hawk y Rowan Viking, ayer.
(©) Copyright texto y fotos: Antonio Sáez, Tenerife.

4 comentários:

Manuel Bettencourt disse...

Meu Amigo Sáez, só tenho duas palavras, Obrigado e Espectacular.
Abraço,
Manuel

Paulo Farinha disse...

Excelente descrição do transportador semi-submersível.
Feliz Natal com saúde para vós.
Paulo Farinha

César João disse...

Lindas imagens e um xcelente post.
Um Santo e Feliz Natal!

antonio sáez disse...

Celebro que les interese este post. Gracias por sus comentarios que me animan. Feliz Navidad a todos.