quarta-feira, 13 de abril de 2011

Barcos de pesca

Com estas duas fotos, enviadas pelo Amigo Paulo Sousa, S. Miguel, dou inicio a uma nova etiqueta no blog  dedicada aos barcos de pesca. A actividade piscatória é de grande importância nos Açores,  os homens que nela ganham o seu sustento, merecem-me o maior respeito, esta nova etiqueta é um gesto de admiração e reconhecimento a quem se dedica a esta actividade exigente.
(©) Copyright fotos: Paulo C. Sousa, S. Miguel.

12 comentários:

barconauta_ disse...

Muito bem! Também agora sempre que apanho um pesqueiro grande (do género destes), não os deixo passar em vão.

Nuno Barata disse...

Embarcações de pesca, uma paixão. Em cima o Flôr do Pico, a penúltima a aer construida em Santo Amaro do Pico, em madeira. Pertenceu ao armador picoense Carlos Luís e hoje épropriedade de um armador madeirense.
Em baixo o Mestre Afonso, um atuneiro polivalente construido nos em aço e aluminio nos estaleiros Andrés Cagiao, em Cudillero, Asturias para a Santa Catarina. Hoje épropriedade da Companha, empresa que pertence à Santa Catarina e portante é pública.

Manuel Bettencourt disse...

Caro Nuno, Obrigado pelo comentário vejo que és um entendido neste sector, sinceramente não sabia, por isso Agradêço a tua gentil informação.
Quando voltar a postar mais uns barcos de pesca se poderes agradêço a tua informação e colaboração. Sei que tens vários blogs mas em matéria de barcos de pesca, e não só, a porta deste humilde blog está sempre aberta.
Um Abraço
Manuel

Boas Amigo Ricardo, bem temos que diversificar, e é sempre um registo que fica, algumas destas traineiras são bastante bonitas.
Um Abraço,
Manuel

EstivadoresAveiro disse...

Olá Manuel,ao lado do porto de Aveiro terminal norte há um Porto de Pesca Costeira com algumas embarcações deste género passo lá quase todos os dias e nunca tive a curiosidade do tirar fotos mas da próxima vez que lá passar vou tirar algumas para lhe enviar.
Estivador25

Nuno Barata disse...

Caro Manuel.
De Janeiro de 1989 até Dezembro último estive sempre ligado ao sector da pesca. Fui dirigenmte associativo, armador e exportador, de tudo um pouco. Agora estou dedicado a outros navios. Houve um tempo em que sabia o nome de todas as embarcações e os seus armadore na ponta da língua.
As embarcações construida no Cagiao, são muito eficientes, cheguei a fazer a gestão de 3 deles e em especial o palangreiro "Ilha de Santa Maria durante 10 anos.
Vou tentar ir enviando umas fotos.

paulorenato disse...

Amigo Manuel
Se me permites o comentario,para dizer que tambem gostei de ver estes barcos de pesca,bem diferentes dos que temos aqui no Canada.E ja agora a mais bonita embarcacao de pesca por aqui e Acoriana e ostenta bandeira dos Acores,se um dia me permitires gostaria tambem de enviar fotos do que a por aqui.
Um abraco
Paulo

Manuel Bettencourt disse...

Amigo Estivador25, Agradêço sempre qualquer colaboração, por isso quando tiver aqui algo de diferente irei retribuir.
Eu se calhar cometi o erro de não ter pensado no sector da pesca mais cedo, mas como diz o ditado "antes tarde do que nunca"
Abraço,
Manuel

Caro Nuno, como disse a porta está sempre aberta, como se fala tanto no mar, esse sector das pescas merece certamente uma atenção especial.
Já uma vez conversamos, na caixa de comentário, e na sua lista de blog têm lá um que gosto muito o da Britains Toys, na minha etiqueta de modelismo tenho lá alguns meus.
Abraço
Manuel

Amigo Paulo, então eu não iria permitir, claro que sim e com todo o prazer. Acho que todos nós gostariamos de ver, quando puder esteja à vontade.
Daqui a uns dias vou enviar uma s fotos de um novo brinquedo meu penso que vai gostar.
Se clicar no nome do nosso Amigo Nuno Barata acho que vai gostar do blog dele da Britains Toys, tem lá belos tractores agricolas e diversas miniaturas.
Abraço
Manuel

DavidB disse...

Na Terça Feira tive no Porto do Caniçal( Madeira) e estavam lá varios Atuneiros encostados a prepar a temporada um dos que estava lá era o Progresso futuro que é considerado o melhor da Europa

Uma reportagem 2009 sobre esse Atuneiro


http://www.youtube.com/watch?v=P9l3FGYv58k

Manuel Bettencourt disse...

Caro Amigo DavidB, obriagdo mais uma vez, pêço desculpa por não ter respondido já ao comentário, mas distrai-me.
Vou ver o vídeo
Abraço,
Manuel

Anónimo disse...

estimo muito o trabalho dos pescadores porque sou filho , neto , e sobrinho de pescadores .por isso queria faser uma homenagem ao meu pai se que ja andou em varios barcos actualmente anda no rei dos açores mas preciso de fotos dos barcos da antiga frota azul e da cofaco s for possivel

Manuel Bettencourt disse...

Meu Caro obrigado pelo comentário, tens o meu mail na página para o que precisares, contudo digo-te que não domino este sector, penso que o amigo do Blog Porto da Madalena te poderá ajudar mais fácilmente.
Abraço,
Manuel

lucas disse...

pouco