segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Box Lines, um Armador com consciência insular

Após um período de mau tempo que impossibilitou, a operacionalidade do nosso porto, voltamos ontem a ter um navio no porto, o "RUBY", da Box Lines. A sua operação estava inicialmente programada para o passado dia 8 de Dezembro, mas o mau tempo trocou-lhe as voltas, felizmente a Box Lines não desistiu de escalar a nossa ilha, e esperou pelo Domingo, fiquei a pensar se a Box Lines, que agora pertence a um Grupo insular ( Grupo Sousa), não terá agora uma ainda maior sensibilidade para compreender a insularidade e em especial a dupla-insularidade das pequenas ilhas como a Graciosa.
Já várias vezes aqui escrevi, que considero esta ligação fundamental, para a economia da ilha, mas estas viagens pré-natalícias, são especiais, afinal o Pai Natal,  para além do  tradicional trenó, usa os navios, e neste caso o "Ruby", para transportar os seus presentes, que  daqui a poucos dias serão a Alegria de pequenos e graúdos.
(©) Copyrights texto e fotos: MM Bettencourt, Graciosa.

6 comentários:

Orlando Miguel08 disse...

Uma coisa é certa, quando temos mau tempo, os primeiros a sentir isso na pele são vocês. Ainda bem que o bom tempo volto por esses lados.
Abraço e bom natal para a Graciosa e para ti
Bom natal

Manuel Bettencourt disse...

Boas Orlando Miguel, bem a verdade que é inverno e por esta altura não se espera outra coisa, o pior é quando isso isola a ilha do resto do país.
Abraço e bom Natal, para ti e tua Familia,
Manuel

AUGUSTO disse...

Esta semana cá teremos,mais uma vez o Ruby em Leixões.Será carregado em 5 horas.É rápido porque aqui é sempre a abrir.
Companheiro Manuel,espero que o tempo esteja de feição para a vossa vida diária no Arquipélago,e,claro para o trabalho.
2010 está a terminar,penso que para o Novo Ano novos acontecimentos irão surgir nos Portos e para os Portuários.Já se fala.
Aproveito para desejar ao Manuel e sua familia um Santo Natal.

Augusto (em Leixões-Matosinhos)

Manuel Bettencourt disse...

Amigo Augusto, Obrigado pelo comentário, fico contente de o voltar a ver por aqui.
Desejo-lhe a Si e sua Familia também um Bom Natal e Bom 2011.
Um Abraço,
Manuel

paulo teixeira disse...

olá Manuel
parece-me por demais óbvio, espero não estar enganado, que alguma coisa de diferente e para melhor está a acontecer agora, com a vontade em nos servir, por parte deste Armador. Deves-te bem recordar, que nem sempre ficamos nós convencidos com as razões invocadas para os cancelamentos de escalas, logo a primeira dificuldade.
segundo ouvi, o armador aguardou até ao Domingo, e caso as condições atmosféricas não tivessem permitido este navio fazer a escala, o armador já tinha uma solução logo para o inicio da semana seguinte, ficando desta forma demonstrado o reconhecimento da importância desta escala, neste caso quinzenal, e principalmente nesta época, em que o comércio local e os Graciosences, necessitam da mercadoria "como do pão para a boca".
já agora, também acho que outros intervenientes, deveriam reconhecer o esforço deste armador, e também eles fazerem uma melhor analise local, da forma para melhorar a prestação dos serviços relacionados com a matéria em causa.

um abraço
Paulo Teixeira

Manuel Bettencourt disse...

Amigo Paulo, concordo contigo, aliás foi isso que tentei dizer no post.
Bem sei que algumas vezes, ficou-se com a sensação de se poder ter feito algo mais, embora compreendo que ás vezes esperar complica toda a programação da rotação do navio.
Infelizmente, parece-me e já te disse pessoalmente que as criticas ao serviço da Box Lines, em determinada altura foram muito injustas, e alem do mais não se basearam na verdade, mas por trás dessas criticas está um objectivo, que nada têm na minha opinião a ver com o bem da economia da ilha, mas sim com outros interesses, que sabemos nós o que querem.
Infelizmente Amigo Paulo, só se faz comunicados para dizer mal, quando se faz algo de positivo não vale a pena dizer nada nem convém, felizmente há pessoas como tu que são coerentes e justas, criticando quando é esse o caso mas reconhecendo o mérito quando é caso disso.
Para quem está a pensar, porque digo isto, respondo que para mim este serviço de carga contentorizada, é um serviço da maior importancia para a nossa pequena ilha, espero que não esteja na forja um grande ataque a este sistema, tentando beneficiar alguem.
Abraço e volta sempre,
Manuel