sexta-feira, 23 de março de 2012

Lanchas de Pilotos "Ilhéu do Lido" e "Ilhéu do Farol" no Funchal

 As duas novas lanchas de Pilotos, "Ilhéu do Lido" e "Ilhéu do Farol", encomendadas pela APRAM,SA aos Estaleiros Navais de Peniche, chegaram hoje à ilha da Madeira, sua futura "casa".  Depois da descarga no porto do Caniçal, as duas "irmãs" seguiram viagem até ao porto do Funchal, onde se cruzaram com a actual lancha de Pilotos, "Cte Valério de Andrade", um encontro simboliza o passado e o futuro da Pilotagem da APRAM,SA.
(©) Copyright fotos: Eng. José Miguel Silva/ ENP,SA
Post relacionado:
"Ilhéu do Lido" e "Ilhéu do Farol", as duas novas lanchas de Pilotos da APRAM,SA



4 comentários:

Rui Carvalho disse...

Caro MMB

Como piloto e Oficial de Marinha Mercante fico muito feliz pelas novas lanchas de piloto da APRAM, SA.
Feliz pelos meus amigos e colegas da Madeira e Porto Santo que já há longo tempo mereciam equipamentos dignos e ao nível dos fantásticos navios que visitam a Região.
Feliz pela própria APRAM, SA que se moderniza e investe em qualidade e na imagem, logo bom MARKTING.
Feliz pela escolha de um estaleiro naval português com provas dadas, que necessita do apoio de todos para fazer crescer Portugal.
Bem hajam a todos e alargados parabéns.
É com obra desta que me faz orgulhoso ser Português.

Abraço a todos.

Rui Carvalho

Victor disse...

Este é daqueles casos em que se pode dizer: "Já era tempo!". Achei o processo de renovação da frota de rebocadores na altura positivo e atempado. Estava a achar o processo de renovação das lanchas de pilotos já demasiado demorado ou pensei até que se "tinham esquecido". Sei que os tempos estão dificeis mas enfim. Penso que a única lancha nova que adquiriram nos últimos tempos foi a "Ancoreta" que chegou em 2008 e que não sei se chame lancha de pilotos ou lancha passa cabos, a verdade é que tem lá o "P". Em relação ao Porto Santo acho que devia ser contemplado no processo de renovação. Não sei Manuel, mas se o Porto Santo fosse nos Açores já teriam encomendando uma "Electra". (Com o maior respeito pela lancha de pilotos "Fonte da Areia").

P.S. - Foto da lancha "Ancoreta" a seco em manutenção (2010):

http://shipsoncamera.com/wp-content/uploads/2010/10/ANCORETA_26_OUTUBRO_2010-500x333.jpg

Manuel Bettencourt disse...

Amigos Victor e Rui, obrigado pelos comentários, estamos todos em sintonia. E amigo Victor gostei dessa da Electra, esse tipo de lancha de Pilotos é o ideal para um porto pequeno como o meu, pois possui uma polivalência muito útil, quem sabe se a próxima encomenda não será uma irmã da Electra para o Porto Santo?
Um Abraço,
Manuel

Victor disse...

Manuel, esperemos que sim.
Não estou por dentro dos planos de investimento da APRAM mas espero que sim... Já nem peço um pequeno rebocador com sistema anti-incêndios como o "Ilhéu de Cima" mas pelo menos uma nova lancha de pilotos com algum "Bollard Pull" útil, por minimo que seja.