sábado, 19 de fevereiro de 2011

Rampa ro-ro do porto da Graciosa vai avançar

Atenção desenho pessoal, sem relação com o eventual projecto.
O Governo dos Açores, reunido em Ponta Delgada, no dia 14 de Fevereiro de 2011, tomou as algumas decisões realitivas a obras portuárias, nomeadamente a construção da rampa ro-ro do Porto da Graciosa.
No ponto 4 do comunidado consta:
Autorizar a celebração de contratos anuais com as Administrações dos Portos da Terceira e Graciosa (APTG) e de S. Miguel e Santa Maria (APSM), com vista à execução, na parte não comparticipada por fundos comunitários, de diversas empreitadas de reabilitação e qualificação dos portos comerciais dos Açores.
No caso da APTG, cujo contrato se cifra no montante global de € 740.555,00 (setecentos e quarenta mil, quinhentos e cinquenta e cinco euros), incluem-se, entre outras, a empreitada de construção da rampa roll on-roll off do Porto da Graciosa, o Terminal de Cruzeiros de Angra do Heroísmo e o Plano Integrado de Reordenamento da Baía de Angra - II fase.
Quanto ao contrato da APSM, que ascende a € 389.340,00 (trezentos e oitenta e nove mil, trezentos e quarenta euros), destina-se sobretudo à execução da cobertura das galerias comerciais no Complexo Portas do Mar.

5 comentários:

Anónimo disse...

Com esta rampa torna-se mais rapida o desembarque de passageiros e dos carros.Pela imagem, tambem se nota o aumento do molhe do porto de pescas

Manuel Bettencourt disse...

Boas Caro Visitante, ainda não vi qual será de facto o projecto apresentado para a rampa e aumento do molhe do porto de pescas.
Fiz este desenho na altura em que se falava num eventual aumento de 30 metros no molhe e partindo do principio que a rampa teria 20 metros de largura, isto é apenas um exercicio, efectuado com o amigo Rui.
Mas é um facto que se terá que ter em conta estas duas obras, veremos quando será tornado publico o projecto da rampa.
Considero uma rampa ro-ro, algo que é uma mais valia para qualquer porto, contudo veremos qual a sua utilização, como bem diz pode tornar as operações ferry mais rápidas, mas será apenas para isso? e termos operações ferry como nos outros arquipélagos? essa é a minha dúvida.
Abraço,
manuel

Bruno Rodrigues disse...

Bom dia Manuel,

Que esta rampa seja bem projectada e executada, ao contrário da de Ponta Delgada que apenas servir para tirar preciosos metros ao cais de acostagem interior das Portas do Mar. Não trouxe qualquer benefício até ver. O comandante do Santorini chegou a confidenciar a fontes próximas que era muito arriscado atracar ali, tão próximo da marina. Para além disso, com a rampa, um navio como o Santorini já fica com a proa fora do molhe... É o que temos...

João Bettencourt Mendonça disse...

Enfim,"é o que temos" deveria merecer outro tratamento. No mínimo, alguém teria de ser responsabilizado, e bem, caso seja como o Bruno diz.

Manuel Bettencourt disse...

Boas Amigos Bruno e João, vamos esperar para ver, tudo pode acontecer.
Abraço,
Manuel