Tanto o transporte marítimo como os portos devem ser pensados, não como entidades separadas, mas como componentes
interligados, como duas peças de uma engrenagem" Koji Sekimizu , Secretário-Geral da IMO

domingo, 27 de fevereiro de 2011

HSC "Manannan" o sucessor do "HSC Viking"

 As cores  da empresa de navegação inglesa, Steam Packet Company, são perfeitamente conhecidas nos Açores, devido à presença de dois navios seus nas temporadas ferry. O primeiro,  continua a ser lembrado por cá e por lá, foi o "Lady of Mann", que posteriormente foi vendido para a Grécia e renomeado de "Panagia Soumela",  mais recentemente foi a vez do HSC "Viking", que depois do primeiro ano nos Açores, foi adquirido pela Hellenic Seaways, e como sabemos, foi renomeado por esta de "Hellenic Wind".
Com a venda do "Viking", a Steam Packet Company, adquiriu um catamaran da Incat versão militar, o "HSV-X1", tendo remodelado-o e renomeou-o de "Manannan",  adaptando-o à sua nova missão civil.
O HSC "Manannan",  foi construído pela Incat Tasmania, em 1998, com o casco nº 050, trata-se de um modelo "96m Wave Piercing", capaz de transportar 850 pessoas (incluindo tripulação)  e 200 veículos. A sua força motriz consiste em 4 motores Caterpillar 3618, que produz uma potência de 28 800 KW,  que accionam, 4 x Water Jets  150D Wartsila LIPS,   atingindo  a velocidade máxima de 48 nós( sem carga).
Este é um modelo da Incat, idêntico ao "Bonanza" da Fred Olsen Canárias, que esteve muito perto de operar nos Açores, não fosse a desistencia do armador norueguês radicado nas Canárias do concurso levado a cabo pela Atlânticoline. Por curiosidade, o "Bonanza", se tivesse vindo para os Açores a solução a adoptar para o facto de não haver rampas ro-ro e de este tipo de navio precisar de rampas dedicadas, seria a rampa que se observa na versão militar, sendo como podemos constatar, não uma adaptação, mas algo testado com equipamento militar, e perfeitamente funcional e não limitativa.
Um Agradecimento ao Amigo, Sr. Ryan Macgirr, um fã da Steam Packet Company, pela colaboração e cedência de fotos.
(©) Copyright  fotos: 1ª a 4ª, Ryan Mcgirr, Livepool.
(©) Copyright  fotos: 5ª e 6ª, Steam Packet Company.
(©) Copyright  foto: 6ª Richard Bennett / Incat ; 7ª, Incat. Imagem Caterpillar.


4 comentários:

Jorge Azevedo disse...

Boa tarde
De facto são magnificas embarcações, e não perco a esperança de um dia termos cá nos Açores um assim que atinja uma velocidade idêntica, pois segundo os horários da Atlantico Line para 2011, para irmos às Flores só temos barco de 15 em 15 dias e sai-mos da Terceira por exemplo do dia 19 de Agosto às 14:00H e só chegamos às Flores no dia seguinte às 7:30H, cara quem tem filhos pequenos são muitas horas de barco. Este ano está fora de questão mais uma vez ir ás Flores de Barco, pois gosto de levar a Família e o meu carro para poder assim levar todo o material de campismo.
Cumprimentos.

Manuel disse...

Boas caro Jorge, são de facto navios espectaculares em termos visuais, e não só.
Vou fazer um post com horários da Atlanticoline, este ano temos uma grande redução em nº de viagens, ficando o Hellenic, mas dedicado ao SM-SM e PVT.
Um Abraço,
Manuel

Giovanni P disse...

vídeo bacana de gente a bordo do Mannanan: http://www.youtube.com/watch?v=8jbV_RdEQkU

Manuel disse...

Obrigado Giovanni, vou dar uma vista de olhos.
Abraço,
Manuel