quarta-feira, 21 de março de 2012

Movimento portuário em Ponta Delgada

As fotos publicadas são referentes ao movimento portuário do Porto de Ponta Delgada no dia 19 de março de 2012.
Com a reorganização da frota de porta-contentores da linha dos Açores levada a cabo recentemente pelos três armadores, estes  colocam agora nos Açores (semana par), apenas 3 navios (um por cada armador), quando anteriormente eram 4. Encarregues da semana "par" estão o "Corvo", Mutualista Açoreana, que chega procedente de Leixões, o "Ponta do Sol", da Boxlines, procedente de Lisboa, tal como o "Monte Brasil" da Transinsular.
Quem também é presença habitual em Ponta Delgada é o navio tanque "Gas Renovatio", que abastece de gás as ilhas de S. Miguel, Terceira e Faial.
Colaboração de Bruno Rodrigues/ Azores Cruise Club.
(©) Copyright fotos: Bruno Rodrigues, S. Miguel.

2 comentários:

Anónimo disse...

Manuel, faz-me sempre impressão ver a água quase a transbordar para cima deste molhe em Ponta Delgada. Não acredito que as marés tenham-se alterado muito desde que o molhe foi feito por isso suponho que quem o projectou teve em conta isso. Em relação às defensas e ao própio "encostar dos navios" não haverá cuidados adicionais a ter em conta neste porto? É que lembro-me de porta contentores que vinham habitualmente de Ponta Delgada terem determinadas marcas longitudinais de pancadas no casco a uma cota muito baixa e agora começo a perceber pela altura onde é que elas foram feitas. Digo isto tambem após ver as imagens e videos do último temporal neste porto com os cargueiros atracados.
Boas fotos. Estes posts assim de navios atracados em vários portos principalmente de cargueiros, agradam-me bastante.

Manuel Bettencourt disse...

Boas Caro Visitante, obrigado pela visita e comentário.
De facto faz uma observação interessante, não sei qual a cota de caís no caís comercial, pelas imagens dá a impressão que será uma cota baixa.

Quando olho para o Porto de Ponta Delgada, e tendo em conta que aqui se procede ás baldeações à chegada e partida dos portacontentores, passa-me sempre pela cabeça a seguinte pergunta: Não será preciso pensar de uma forma inteligente o futuro do porto?
Não sou um expert mas julgo que este começa (penso que já está) a ficar desactualizado.
Não tenho visto muita discussão sobre o assunto, mas é preciso refletir.
Abraço,
Manuel