quinta-feira, 14 de março de 2013

Volta Perséfone, volta





Fotos e vídeo Porto da Graciosa dia 14-Março-2013
Perséfone era filha de Zeus e Deméter, deusa da agricultura, e no início do mito era uma rapariga que colhia flores despreocupadamente, até que os sinais da sua grande beleza encantaram o Deus Hades, senhor dos mortos, que em casamento a pediu. Imediatamente, e por interferência de sua mãe, o pedido foi recusado, no entanto Hades que ficara insatisfeito raptou-a enquanto esta colhia narcisos, levando-a na sua carruagem por uma abertura na terra para o seu reino subterrâneo Erebo afim de se tornar a rainha do Mundo Infernal e vigilante das almas dos mortos. A inconsolável Deméter convenceu Zeus a obrigar Hades a devolver Perséfone, que astutamente lhe ofereceu uma romã, sabendo que quem a comesse ficaria obrigado a voltar. Desde então, transformada em sombria Proserpina, sempre que rainha desce ao mundo dos mortos para encontrar o seu marido, o Inverno Chega à Terra. Quando regressa à companhia de sua mãe, transforma-se em Cora, a eterna adolescente, e a primavera faz o inverno desaparecer e traz as flores e o verde da natureza, brotando os grãos da terra.

"A pálida luz da manhã de Inverno, 
O cais e a razão
Não dão mais esperança, nem uma esperança sequer,
Ao meu coração. 
O que tem que ser
Será, quer eu queira que seja ou que não.
No rumor do cais, no bulício do rio 
Na rua a acordar
Não há mais sossego, nem um vazio sequer, 
Para o meu esperar. 
O que tem que não ser
Algures será, se o pensei; tudo mais é sonhar." 
(Fernando Pessoa)

(©) Copyright texto: Rui Carvalho, Terceira. 
(©) Copyright Poema: Fernando Pessoa.
(©) Copyright fotos e vídeo: MM Bettencourt, Graciosa.

4 comentários:

barconauta_ disse...

Pronto Manuel está o teste à rampa feito. Foi para ver se estava mesmo bem construída, e está. Passou no teste, agora o Santorini já pode operar sem problemas, e temporal como este vai demorar a acontecer também.

Abraço

Manuel Bettencourt disse...

Amigo Ricardo, Habemus rampa!

Esperemos agora a estreia com o Santorini!

Abraço,
Manuel

F.Henriques disse...

Amigo Manuel nao tinha a ideia que o seu porto com a dimençam que tem o mar fizesse o que vi nas fotos as traineiras no porto de pescas tambem nao estavam bem? Cumprimentos e esperemos que o inverno termine ,Abraço

Manuel Bettencourt disse...

Amigo Fernando, tem a ver com a direcção da ondulação, ser fronteira ao porto!
Abraço
Manuel