domingo, 17 de março de 2013

A Maersk e o Canal Discovery, juntos mostram nascimento do novo Rei dos Oceanos o "Triple E"


A Maersk e o Canal Discovery, juntaram forças para trazer até nós o nascimento do novo Rei dos Oceanos o "Triple E". Simplesmente Fantástico!!


Em 1904, A.P. Moller, e o pai Cpt Peter Maersk Moller, fundavam na Dinamarca, o que haveria de se tornar o actual Grupo Maersk. Grupo composto por várias companhias, que se ramificam a partir de 2 segmentos, a área do Shipping e a do Petróleo e gás.
A Maersk Line fundada em 1928, é parte do Grupo Maersk, possui actualmente uma frota de mais de 600 navios e um número de contentores que ultrapassa 3 800 000 Teus ( Twenty-foot- equivalent). Antes do surgimento da contentorização, (ideia genial de Malcon Mcclean Ver aqui), o carregamento/descarregamento e transporte de cargas era lento e expendioso, a contentorização mudou totalmente esta questão penalizadora, e hoje  90% dos bens circulam pelo mundo em contentores.
Viver com o mar respeitar a natureza e  eficiência, fazem parte do ADN deste gigante dinamarquês. Com base na política de constante evolução do serviço da Maersk Line,  esta  idealizou o futuro "Rei dos  Oceanos", o "TRIPLE-E".
A classe "TRIPLE-E", será composta por 20 navios, com um comprimento de 400 metros, 59 metros de boca ,  altura de 73 metros, e uma excepcional capacidade de 18 000 Teus (mais 16% que o Emma Maersk -2500 contentores). Os 20 gigantes construídos nos estaleiros da Daewoo Shipbuilding, Coreia  serão entregues em 2013-2014, os primeiros 10 navios e a segunda dezena em 2014-2015, totalizando um espaço de carga de 380 000 Teus. Como exemplo um comboio com 18 000 teus, teria um comprimento de 110 kms,  a class Triple-E  conseguirá  viajar 184 quilómetros consumindo 1 kWh  de energia por tonelada de  carga, enquanto que um Jumbo  viaja apenas meio quilómetro  .
O TRIPLE-E, significa em inglês "Economy of scale, Energy efficiency and Environmentally improved", será o futuro "Rei dos Oceanos"!
 (©) Copyright imagens e fonte: Maersk Line, Dinamarca.





2 comentários:

Victor Insular disse...

Muito interessante o video. A proa na realidade ficou diferente da que aparecia nas imagens .

Manuel Bettencourt disse...

Sim o vídeo é fantástico, já estou à espera de ver o episódio no canal, mas imagino que não será em breve!
Abraço
Manuel