Tanto o transporte marítimo como os portos devem ser pensados, não como entidades separadas, mas como componentes
interligados, como duas peças de uma engrenagem" Koji Sekimizu , Secretário-Geral da IMO

segunda-feira, 18 de março de 2013

ALGUMAS NOTAS SOBRE O TRANSPORTE MARÍTIMO DOS AÇORES - 5


ALGUMAS NOTAS SOBRE O TRANSPORTE MARÍTIMO DOS AÇORES - 5
José Ribeiro Pinto

Acabámos o artigo anterior analisando qual era o movimento de navios entre o Continente e a Região até muito recentemente. Nos últimos tempos verificaram-se algumas alterações que passamos desde já a ver:
As actuais ESCALAS NAVIOS são geralmente as seguintes:

TRANSINSULAR
 Monte da Guia – Lisboa/P. Delgada/P. Vitória/P. Delgada/ Lisboa
 Insular – Lisboa/P. Delgada/P. Vitória/P. Delgada/ Lisboa
 Sete Cidades – Leixões/P. Delgada/Flores*/Pico/Velas/P. Delgada/ Leixões
 Sete Cidades – Leixões/P. Delgada/Caniçal/ Leixões
      *- Leva a carga da Mutualista e da Boxlines

MUTUALISTA
Corvo – Lisboa/Leixões/P.Delgada/ P.Vitória/Horta*/Velas**/P.Delgada/Lisboa
      * - Leva a carga da Transinsular                      
     **- Leva a carga da Transinsular e da Boxlines
Furnas – Lisboa/P. Delgada/P. Vitória/Pico*/Santa Maria**/P. Delgada/Lisboa
      * - Leva a carga da Transinsular
      **- Leva a carga da Transinsular e da Boxlines

BOXLINES
Ponta do Sol – Lisboa/P.Delgada/P.Vitória/Graciosa*/Pico/P.Delgada/LIsboa
      * - Leva a carga da Transinsular e da Mutualista
Madeirense 3 – Lisboa/Leixões/P. Delgada/P. Vitória/Horta/P. Delgada/Lisboa

Cada navio faz normalmente 2 viagens por mês, com excepção do Sete Cidades que faz as viagens semanalmente. Os navios que vão à Horta (Corvo e Madeirense 3) alternam, semana um, semana outro.
Deste quadro podemos concluir que, em termos médios, os Portos de S. Maria, Graciosa e Flores continuam a receber 1 navio de contentores de quinze em quinze dias; o das Velas recebe um navio por semana, o porto da Horta passou a receber apenas um navio por semana, o de S. Roque recebe 2 navios de contentores numa semana e 1 na semana seguinte; o porto da P. Vitória recebe 3 navios por semana do continente e o porta-contentores americano de 3 em 3 semanas aproximadamente; finalmente o porto de P. Delgada recebe em média 7.5 navios de contentores por semana.
Verificamos que para os portos de Ponta Delgada, Praia da Vitória, S. Maria, Graciosa e Flores a situação mantém-se como em 2009.
O Porto da Horta passou a receber um único navio por semana alternadamente da Mutualista e da Boxlines. A Transinsular deixou de ir a este porto levar contentores. No caso do Pico dois dos armadores vão numa semana e o outro vai na semana seguinte.
As conclusões que tirámos no último artigo mantêm-se. É curioso verificar que os dois principais (e maiores) navios da Transinsular apenas vêm a Ponta Delgada e à Praia da Vitória, deixando portanto a carga para as outras ilhas especialmente no primeiro daqueles portos. Os outros dois armadores encarregam-se da sua distribuição para o Pico, S. Jorge, Faial, Graciosa e S. Maria.

Constata-se, por outro lado, que os 3 armadores praticam um frete Continente – Açores da ordem dos 1250 € (valor de tabela – sabe-se que praticam descontos comerciais para grandes clientes ou para quantidades especiais) por contentor de 20” e o dobro para um de 40”.
Constata-se, igualmente, que cobram uns aos outros cerca 500 € pelo transporte de um contentor de um porto (Ponta Delgada, por exemplo) para qualquer outro porto da Região (slot) e vice-versa.
Pode-se concluir que um armador que não queira ir à Graciosa, por exemplo, (só lá vai a Boxlines) paga à Boxlines 500 € para que esta leve o seu contentor de P. Delgada à Graciosa, e certamente ainda ganha lucro no frete Continente – Graciosa. O mesmo acontece com as outras ilhas.     
No próximo artigo podemos a começar a tirar conclusões que nos parecem imediatas.
(©) Copyright texto: José Ribeiro Pinto, Engenheiro Civil
(©) Copyright fotos: José Modesto, Leixões; Mário Silva, Santa Maria

5 comentários:

Anónimo disse...

Boa noite

O Porto da Horta recebe um navio da Transinsular, Mutualista, Transinsular, Box Lines, cada um na sua semana

Cumprimentos

José Manuel Lopes
Faial

Manuel disse...

Caro Amigo, José Lopes, obrigado pelo comentário.
Tem razão, e existe outros pormenores que podem não estar actuais.

A explicação é simples este artigos do Eng Ribeiro Pinto, foram escritos algum tempo atrás e publicados no DI.
Por isso foram publicados no seu texto original.

Penso que essas questões não tem grande influência na conclusão final.

Um Abraço e obrigado por permitir o esclarecimento!
Manuel

New Travel disse...

O custo de cada contentor do continente para qualquer uma das REGIÕES AUTONOMAS é muito alto, tambem um contentor a viajar noutra empresa entre as ilhas desse arquipelago é um absurdo, 500€? Fogo é mesmo caro.

andreia amaral disse...

Boa tarde gostava de saber quanto tempo leva um navio de carga tipo contentores e carros do porto para são Miguel

Manuel Bettencourt disse...

Boa tarde Andreia,

A forma mais correcta de te responder é pedir que acedes a este link, é o itinerário dos navios vês em que dia eles partem de Leixões e quando chegam a PDL http://www.transinsular.pt/images/itinerarios/acoresexpresso.pdf

Cumprimentos
Manuel