Tanto o transporte marítimo como os portos devem ser pensados, não como entidades separadas, mas como componentes
interligados, como duas peças de uma engrenagem" Koji Sekimizu , Secretário-Geral da IMO

sábado, 2 de julho de 2011

Santorini e S. João em Angra do Heroísmo

 Fruto da gentil colaboração do nosso Amigo Jorge Azevedo, aqui ficam duas fotos ( dia 23-Junho) da passagem  pelo porto Pipas, cidade de Angra do Heroísmo do navio ferry "Express Santorini".
Esta escala estava inserida na programação da Atlânticoline, que visava o transporte via ferry para as Festas Sanjoaninas-2011, que decorreram na cidade Património Mundial da Unesco e que tem como auge o dia 23, com o desfile das Marchas de S. João que este ano contou com a presença de uma marcha da ilha Graciosa.
Copyright fotos: Jorge Azevedo, Terceira.
Vídeo: RTPA.
 

8 comentários:

Diogo disse...

Pena que o Porto Pipas não seja o porto de referência para os transportes marítimos de passageiros na Terceira pois considero que tem uma localização geográfica mais favorável para servir o grupo central e a própria ilha.

Tenho ainda de dar os parabéns à marcha da Graciosa pois acho que fizeram uma bela representação da nossa ilha (embora já não resida, ainda me sinto como se fosse). Só acho é que não deve ter ficado ninguém na Graciosa nos dias que a excursão foi à Terceira. :)

Um abraço

Manuel disse...

Boas Diogo, obrigado pelo comentário, bem quanto ao porto pipas, na minha opinião preferia o investimento na Praia da Vitória esse porto tem condições para crescer sem grandes loucuras e fica perto do aeroporto internacional da Lajes, mas é apenas uma opinião que obviamente pode-se discordar.
Aqui fica um post sobre as potêncialidades do porto da Praia da Vitória:

http://oportodagraciosa.blogspot.com/2010/11/pontencialidades-do-porto-da-praia-da.html

Quanto à marcha, fico feliz como graciosense que tenhas gostado, por acaso quando embarcou a marcha também pensei"bolas a ilha fica sem ninguem". Até agora o embarque e desembarque da marcha foram os dias de maior movimento no porto da Graciosa nos dias de ferrys.
Um Abraço
Manuel

antonio sáez disse...

El problema de la ampliación de Porto Pipas sería el enorme impacto visual que supondría. El gran valor de Angra dH es precisamente su entorno cuidado (excepto en una gran construcción abandonada en el litoral, al Este). Sería una gran pérdida de patrimonio. La gran inversión efectuada en Praia dV, invita a perfeccionar algunos problemas que en condiciones de temporal, presenta este bonito puerto.
Saludos.

Manuel disse...

Amigo António, também acho que construir aqui um porto irá destruir a baía histórica de Angra para alem disso já temos o porto da Praia da Vitória.
Saludos
Manuel

Diogo disse...

É claro que o porto da Praia da Vitória reune melhores condições de infraestuturas as quais o porto Pipas não consegue igualar. E também acho que é um porto que poderá servir de plataforma de articulação muito importante nos portos dos Açores, tal como o aeroporto das Lages já o é nas ligações aéreas.
Na verdade o que queria dizer era que tenho pena que o porto da Praia da Vitória não se localize na costa sul da Terceira como o porto Pipas.
Mas são factos imutáveis.

Um abraço

Manuel disse...

Boas, eu não sou grande apreciador da construção de caís para cruzeiros, acho que não se justifica, preferia investimento nos portos comerciais, dai a minha opinião, mas cada um tem a sua é mesmo assim.
Um Abraço
Manuel

Jorge Azevedo disse...

Boas
Quero dar os parabéns à Marcha da Graciosa que nos trouxe cor e alegria enriquecendo ainda mais o São João da Terceira. Quanto à comitiva vinha da Graciosa é de se tirar o chapéu. Noto que cada vez mais há uma maior deslocação de pessoas tanto para a Graciosa como para a Terceira pelas festas e isso é muito bom.
Em relação ao cais cruzeiros e ferrys, na Praia Vitória há óptimas condições para isso, só que em Angra fica mais centralizado, mas só concordo se o mesmo for feito como ilustra a imagem em anexo em que o molhe C fica mais distante da costa com outro formato servindo também de cais e o molhe D não existe. Assim a Baía de Angra não perde tanto a sua riqueza paisagística e histórica.

Manuel disse...

Amigo Jorge, em primeiro lugar Obrigado pelas fotos, depois já vi o projecto que me refere e já respondi via mail, se concordar podemos abrir esse assunto para debate, tenho que fazer uma pesquisa e juntar alguns desenhos feitos para este porto de cruzeiros.
Quanto ás pessoas da Graciosa na Terceira e vice-versa lembro-lhe que a linha Graciosa Terceira já foi a 3 linha com mais passageiros da Atlânticoline como consta numa das suas revistas, agora com diferentes horarios não sei qual as linhas com mais movimento.
Abraço
Manuel